8 de abril de 2015 Comentários (31) Artigos & Dicas, Treino & Saúde

22 perguntas e respostas sobre Gatorade

sao-paulo-acerta-patrocinio-com-a-gatorade

01. Por que beber Gatorade?

Toda vez que praticamos alguma atividade física a temperatura do corpo aumenta. Começamos a transpirar e, com a evaporação do suor, a temperatura se equilibra. A transpiração provoca a perda de líquidos e sais minerais, substâncias essenciais para a saúde e desempenho do praticante de atividade física. Gatorade foi cientificamente formulado para ajudar a repor os líquidos e sais minerais perdidos com o suor e fornecer energia para os músculos em movimento, por conter em sua composição água, carboidratos e sais minerais.

02. Gatorade dá pedra nos rins?

Não há relação direta entre o consumo de bebidas esportivas e pedras nos rins. De acordo com o National Kidney Foundation e os principais especialistas, há evidências muito fortes que sugerem que uma boa hidratação (ingestão adequada de líquidos) pode diminuir o risco de pedras nos rins. Além disso, a quantidade de sais minerais de cada garrafa de Gatorade equivale a uma fatia de pão integral ou um copo de leite. Rins sadios são perfeitamente capazes de processar essa quantidade de sódio. Além disso, quando seu corpo está desidratado, os rins têm que trabalhar muito mais para realizar as funções diárias. Assim, manter o corpo em perfeita hidratação é fundamental para proteger os rins de qualquer problema.

03. É verdade que Gatorade engorda ou pode prejudicar a dieta?

Gatorade fornece energia para os músculos em movimento para que você possa se exercitar por mais tempo e com mais vigor. Uma garrafa de Gatorade tem as mesmas calorias que uma maçã grande ou que uma barra de cereais. Estudos demonstraram que consumir uma bebida esportiva como Gatorade no lugar de água durante a atividade física pode diminuir a ingestão calórica total no resto do dia.

04. Gatorade aumenta a pressão arterial?

Para a grande maioria das pessoas, Gatorade pode ser ingerido sem restrição. Mas aquelas sensíveis ao sal devem adequar o consumo de Gatorade ao indicado pelo médico. Gatorade tem a mesma quantidade de sal que uma fatia de pão integral ou um copo de leite.

05. Gatorade é indicado apenas para atletas?

Não. Gatorade traz benefícios para toda pessoa saudável que se submeta a qualquer tipo de exercício físico, de uma simples caminhada a uma competição esportiva profissional.

06. Quem pode beber Gatorade?

Qualquer pessoa. Gatorade não tem contra-indicação. Pode ser consumido por todos, inclusive idosos e crianças. Claro que aqueles que estiverem em atividade física obtêm melhor e mais rapidamente os benefícios da bebida. Portadores de doenças e disfunções orgânicas como diabetes e hipertensão, somente devem ingeri-lo mediante orientação médica.

07. Diabéticos podem tomar Gatorade?

Sim, mas devem sempre consultar seu médico ou nutricionista antes de fazer qualquer mudança na dieta. Diabéticos fisicamente ativos necessitam da ingestão periódica de carboidratos para impedir que ocorra hipoglicemia durante e após as atividades. Os diabéticos também são mais propensos à desidratação por causa do volume de eliminação da urina e Gatorade pode ajudar também nessa circunstância.

08. Grávidas podem tomar Gatorade?

Sim. As mulheres grávidas fisicamente ativas são propensas à desidratação. Manter-se bem hidratadas durante a gravidez ajuda a proteger o feto dos perigos provenientes do aumento da temperatura materna. As mulheres grávidas que têm necessidade de dietas especiais devem consultar o obstetra ou nutricionista antes de qualquer mudança na alimentação.

09. Posso tomar Gatorade na caminhada ou apenas quando fizer exercícios mais fortes, como corrida ou musculação?

A bebida esportiva pode e deve ser usada durante e após qualquer tipo de atividade física, inclusive caminhada, mesmo com duração inferior a uma hora, explica o fisiologista do exercício Turíbio Leite de Barros Neto, da Universidade Federal Paulista (Unifesp). A perda de líquidos e eletrólitos durante o exercício depende não só da duração e intensidade, mas também das condições climáticas. Ou seja, quanto mais quente a temperatura estiver, mais desidratado você vai ficar.

10. Qual a composição de Gatorade?

Gatorade é uma formulação científica composta de água, carboidratos, eletrólitos (minerais) e elementos que dão cor e sabor.

11. Quando devemos tomar Gatorade?

Gatorade deve ser consumido antes, durante e depois do exercício físico. Desta forma, Gatorade promove ao organismo a hidratação necessária para garantir um melhor desempenho na atividade física por mais tempo.

12. Qual quantidade de Gatorade devemos tomar?

Deve-se ingerir de 250 a 600 ml de Gatorade, pelo menos duas horas antes do exercício físico. Durante o exercício, consuma Gatorade a cada 15-20 minutos, e a quantidade ideal deve ser calculada pela perda individual de suor. Esse valor pode ser obtido pesando-se antes e após a atividade física. A quantidade de kg que perdeu significa a quantidade de líquidos perdidos pelo suor e o quanto deve ser ingerido, portanto esta quantidade irá variar em cada pessoa. Depois do exercício, consuma um pouco mais de um litro de Gatorade a cada kg de peso perdido.

13. Por que Gatorade contém sódio?

O sódio é um dos importantes ingredientes na fórmula de Gatorade. Além de estimular a vontade de beber e melhorar o sabor, o sódio ajuda na absorção dos líquidos pelo organismo, garantindo uma correta hidratação e o equilíbrio do corpo. A quantidade de sódio encontrada em um copo de Gatorade é pequena, igual à de um copo de leite e menor do que a encontrada em um pão francês.

14. Por que a hidratação é importante?

A hidratação é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo. Manter-se bem hidratado é o modo mais fácil e importante para pessoas fisicamente ativas garantirem seu melhor desempenho. A desidratação pode ser evitada com o consumo adequado da bebida certa antes, durante e após o exercício.

15. Se não me hidratar corretamente, o que pode acontecer?

Uma hidratação inadequada pode desenvolver uma desidratação que compromete a atividade física e o desempenho nas atividades do dia-a-dia. Além disso, pode aumentar o risco de lesões e o aparecimento de doenças provocadas pelo calor, como a insolação. Identifique os sinais de advertência: dor de cabeça, fraqueza, fadiga, boca seca e câimbras musculares.

16. Por que Gatorade é melhor do que água?

A água pode ser uma escolha de bebida durante as atividades físicas, mas não contém as substâncias necessárias para repor o que seu corpo perdeu com o suor, além de não conter carboidratos que fornecem energia aos músculos durante a atividade física, não preservando o pique do praticante. Gatorade é uma bebida científica, formulada para devolver ao organismo o líquido e sais minerais perdidos pelo suor e a energia aos músculos.

17. Posso substituir a bebida esportiva por água-de-coco?

A água-de-coco é um alimento natural, e justamente por ser natural sua composição de carboidratos e sais minerais é muito variada. A composição média de sódio é muito baixa para pessoas fisicamente ativas. Prefira as bebidas esportivas cientificamente formuladas com a quantidade ideal de carboidratos e sais minerais.

18. Suco de fruta diluído em água ou bebida esportiva caseira são tão bons quanto Gatorade?

Não. Em ambos os casos, o sabor mais fraco dessas bebidas não vai estimular sua ingestão no volume correto quando as pessoas estiverem com calor e sedentas – exatamente o oposto do que deve ocorrer. Além disso, tanto o nível de carboidratos quanto os eletrólitos (sais minerais) podem estar em dosagens incorretas, podendo ocasionar prejuízos durante a prática da atividade física ao invés de benefícios.

19. Pode-se misturar Gatorade com água?

Não. Diluir Gatorade compromete sua eficiência porque reduz a quantidade de carboidratos, além de tirar muito do sabor e do prazer.

20. Gatorade contém adoçante artificial?

O sabor de Gatorade não vem de nenhum adoçante artificial. Muito pelo contrário, o adocicado da bebida vem dos carboidratos.

21. Gatorade contém conservantes?

Gatorade não precisa de conservantes porque é pasteurizado e fabricado em condições ideais de higiene. As embalagens são previamente esterilizadas e seladas a vácuo.

22. Gatorade ajuda na ressaca?

O etanol (álcool) das bebidas alcoólicas faz com que o corpo perca muita água através da urina, ou seja, ele age como diurético, o que pode desidratá-lo. Só para se ter idéia, a ingestão de 50g de álcool em 250ml de água faz com que sejam eliminados de 600ml a 1 litro de água no decorrer de várias horas. Além disso, pode ocorrer também um desequilíbrio de sais minerais quando a pessoa perde muito líquido na forma de urina, suor e vômitos, de maneira que a concentração de sais no sangue fica muito baixa. Isso é o que leva à típica secura da boca (e outras mucosas), sede e tontura típicas do “dia seguinte”, por isso bebidas esportivas, como Gatorade, são ideais neste momento, pois repõem os líquidos e sais minerais perdidos, e ainda reabastece o organismo de energia.

31 Respostas para 22 perguntas e respostas sobre Gatorade

  1. Renato disse:

    Parei no Gatorade é melhor que a água de coco natural, brincadeira né!! comércio puro.

    • admin disse:

      Renato, o problema foi você ter parado de ler… Em nenhum momento o artigo afirma que Gatorade é melhor que água de coco natural, o texto diz:

      “A água-de-coco é um alimento natural, e justamente por ser natural sua composição de carboidratos e sais minerais é muito variada. A composição média de sódio é muito baixa para pessoas fisicamente ativas.”

      A afirmação é que o Gatorade é melhor que água para ATIVIDADE FÍSICA, por conter “substâncias necessárias para repor o que seu corpo perdeu com o suor”.

      Obrigado pelo comentário.

      • Zimbábwe Osório Santos disse:

        Voce esta errado, o texto afirma diversas vezes que gatorade pode ser consumido por diversas pessoas, inclusive para curar ressaca , e fala de atividades físicas inferiores a uma hora ainda por cima. é consenso entre nutricionistas que deve ser ingerido apenas para pessoas que praticam no minimo uma hora de exercicio 5 dias por semana. esse texto só contribui para o aumento das vendas de gatorade e de doenças alimentares

        • admin disse:

          “06. Quem pode beber Gatorade?
          Qualquer pessoa. Gatorade não tem contra-indicação. Pode ser consumido por todos, inclusive idosos e crianças. Claro que aqueles que estiverem em atividade física obtêm melhor e mais rapidamente os benefícios da bebida. Portadores de doenças e disfunções orgânicas como diabetes e hipertensão, somente devem ingeri-lo mediante orientação médica.” Osório, o texto está bastante explicativo.

      • Neusa disse:

        Tive falta de sódio e não consegui me internar pra receber medição adequada ,porém o médico recomendou que tomasse Gatorade e melhorei bastante após o uso do mesmo , comecei a ter equilíbrio eu não ficava mais de pé , foi muito bom pra minha saúde.

      • Fernando disse:

        Booooooooooooaaaaaaaaaaaaaa resposta ao colega. hahaha. Eu diria que a unica coisa ruim no Gatorade é o valor que os comerciantes aqui na minha cidade cobram. terça feira participei de um treino de ciclismo e levei na minha garrafa 600 ml de Gatorade…66.5 km de distancia….percebi que com o consume do Gatorade o rendimento foi muito melhor que o mesmo treino anterior, que até caimbra eu tive. Agora nos treinos “forte”não poderá faltar o Gatorade.

    • Edson disse:

      somos dois.
      achei que já era forçar muito a barra kkkkkkkkkk

  2. Solange disse:

    Paciente em fase terminal avançado de CA, que ingere só água a 15 dias para tomar morfina, pode tomar Gatorade? Ou pode prejudicar o rim? Grata.

  3. Gustavo disse:

    Água de coco natural é o melhor hidratante do mundo , nada chega perto, e não tem aditivos como os industrializados .

    • admin disse:

      A água-de-coco é um alimento natural, e justamente por ser natural sua composição de carboidratos e sais minerais é muito variada. A composição média de sódio é muito baixa para pessoas fisicamente ativas.

      • Andre jesus disse:

        veradede ja perdi 7kgs em menos de um mes …. to treinando pra volta a joga bola só quem treina sabe a diferença na reposição da energia q da e não tive problemas com gatorade ,, alias fiquei 3 anos sem fazer exercios fisicos por problema de saude acho q foi a má reposição de hidratação, so com agua não dá e meus treinos eram pesados ,,,,, agua ajuda mais precisa de uma reposição sem prejudica a saude ,,,,,, antigamente eu bebia bebida alcoolica mais nunca fiquei bebado ,,, pq sabia meu limite e comia de vez em quando alguns lanche mais eu treinava e trabalhava ,,,,,, nunca fumei ,,,,, e descansava umas 6 horas por noite ate 7 ,,,,,,isso a 3 anos hoje me 2017 março voltei ah treina e não bebo mais e não como mais lanches só coiosas saudaveis e pesquiso antes de consumir ,,,,, quero que minha saude dure anos ,,,,,, dinheiro não é tudo ,,,,,, mais uma boa saude sim se cuidando é dificil vc do nada pega resfriado ou ter dores fadigas com treino certo ,,,,,, logo começo ah fazer kung fu ,,fica foda em em joga bola no campo ,,,,vamo q vamo kkkkkkk ,,,,,, fiquem bem e com Deus

      • Fernando disse:

        Rapazzzzzzzzzzzzzzzz esse povo acho que não estão entendendo o texto!!!! Misericordia.

  4. Linda Fully disse:

    Bom dia!
    Existe uma informação na internet por sinal muito comentado que:
    O gatorade sabor laranja é super eficiente no tratamento de animal com cinomose,relatos de pessoas que curaram o seu cão mesmo desenganado pelo veterinário.
    A minha pergunta é:
    Isso procede?
    Acho que pelas informações que tive aqui sobre o produto realmente tem tudo a ver com o que eles precisam no caso da doença .
    Obg,e aguardo sua resposta.

  5. Maria Fernanda disse:

    Excelente reportagem, me ajudou muito.

  6. Lúcio Sampaio disse:

    Quem faz cirurgia de linpospiracao pode tomar gatorede

  7. Beatriz Moraes da silva disse:

    Tomo sempre inclusive tive um problema de saúde fiquei muito desidratada tomei um Gatorade foi como q automático….pois eu estava muito mal.tomo sempre que me sinto sem ânimo…adoro.

  8. Joao Vitor disse:

    Ótimo texto com ótimos embasamentos científicos, obrigado 🙂

  9. Gostaria de saber a o gatorede aumenta a frequência cardíaca pois gostaria de tomar mas tenho arritmia cardíaca.

    • RICK disse:

      Sim, pois o sódio aumenta a pressão arterial, e consequentemente acelera os batimentos cardíacos por isso devemos tomar para treinar e não para fica sentado. Mas, é como ele disse Gatorade tem a mesma quantia de sal que uma fatia de pão…

  10. Guilherme disse:

    Quando faço caminhada, procuro avaliar os líquidos que bebo e sem dúvida o Gatorade dá de 10 na água de coco. Não retiro os benefícios da água de coco, mas o reposição de energia e de bem estar é sensível quase que imediato quando se bebe o Gatorade. Gosto de caminhar de 15 em 15 dias da Urca ao Méier, são 19 km e quando estou chegando na Praça da Bandeira após 2 horas de caminhada, bebo o Gatorade e me sinto muito mais animado para continuar.

  11. wander manoel gonçalves disse:

    tinha dificuldade urinaria levantava 3 ou 4 vezes para urinar, depois que tomei gatorade estou levantando apenas uma vez estou muito contente e gostaria de saber qual a causa deste efeito.

    • RICK disse:

      Levantava ???? Vc toma Gatorade pra dormir!!! Isso não pode carinha ..kkkk o Gatorade é é mais um pré intra e pós treino de reposição de líquidos sais e energia… mas tomar assim acho que não é uma boa idéia.

  12. Maria Aparecida Francisco disse:

    Gatorade é bom para dor de estômago ou quem tem gastrite?

  13. Lau disse:

    Eu tomo Gatorade sempre que estou com má disposição, tomo tb quando estou gripada e a moleza no corpo acaba logo.

  14. Maria José da silva disse:

    Tomo Gatorade, sinto um mal estar muito grande, não sei oque é! Os médicos falam que estou bem, mas se não tomar Gatorade fico ruim! Ser a que posso tomar um todo dia?

  15. Tiana disse:

    Boa noite.
    Tive uma emorragia menstrual, tava me sentindo muito mal, me falaram que Gatorade, seria Bom, tomei, e foi o que me levantou, estou muito bem.

  16. Dayse disse:

    Bom dia! Meu irmão está com o sódio baixo poço dar Gatoreit pra aumentar o sódio no organismo dele. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *