8 de janeiro de 2020 Comentários (0) Artigos & Dicas, Cicloturismo

5 filmes dos Caminhos de Santiago de Compostela para inspirar sua viagem

Se você ainda não juntou coragem para fazer o caminho de Santiago de Compostela, deixe esses longas inspirarem sua viagem.

Vamos combinar que atravessar praticamente a Espanha inteira com uma mochila nas costas é muito mais do que um mochilão. É uma viagem de autoconhecimento. Todo mundo que faz o Caminho de Santiago de Compostela volta de lá renovado, cheio de esperanças sobre a vida, a humanidade e o mundo.

Mas se ainda falta um pouco de força de vontade para botar uma mochila nas costas e caminhar por cerca de 800 quilômetros, aí vai uma listinha de cinco filmes que falam sobre os Caminhos de Santiago para te inspirar.

Vamos combinar que atravessar praticamente a Espanha inteira (ou Portugal, ou a França…) com uma mochila nas costas é muito mais do que um mochilão. É uma viagem de autoconhecimento. Todo mundo que faz o Caminho de Santiago de Compostela volta de lá renovado, cheio de esperanças sobre a vida, a humanidade e o mundo.

Mas se ainda falta um pouco de força de vontade para botar uma mochila nas costas e caminhar por cerca de 800 quilômetros, aí vai uma listinha de cinco filmes que falam sobre os Caminhos de Santiago para te inspirar.

5. Camino, The Journey to Santiago (2012)

São 60 minutos de um documentário sobre os 800 quilômetros do Camino Francés, o mais percorrido de todos. As imagens são belíssimas, dessas de tirar o fôlego, e dão uma prévia (e que prévia!) do que os peregrinos costumam encontrar na trilha:

4. Walking the Camino: Six Ways to Santiago (2013)

Mais um documentário. Afinal, o Caminho é real, e você também, e você fazendo o Caminho também pode ser algo real 🙂 Ele é um pouco mais ~documentado~ que o anterior, porque é cheio de depoimentos de seis peregrinos de diversas idades, que também te dão uma prévia que as imagens bonitas não contam: às vezes você vai se deparar com alguns perrengues (e que perrengues!). Veja o trailer (que começa com maravilhoso depoimento sobre roncos em albergues):

3. Al Final del Camino (2009)

Claro que, como estamos falando de um caminho originalmente espanhol, um filme espanhol daqueles bem escrachados e apaixonados, estilo Almodóvar, não poderia faltar nessa lista. Em “Al Final del Camino”, uma jornalista e um fotógrafo que se odeiam precisam, juntos, fazer uma reportagem sobre um guru que faz terapia de casais durante o Caminho de Santiago. Os dois fingem que são um casal (mas não precisam fingir que se odeiam) e passam por situações absurdas e hilárias. A gente até já sabe qual vai ser o final do caminho, mas o que importa é a diversão que se passa durante ele, certo?

2. Onde Está a Felicidade? (2011)

Sim, tem filme brasileiro nessa lista! Com Bruna Lombardi, o filme conta a história de uma peruaça (a própria Bruna) que está à beira de um divórcio e resolve fazer o caminho para pensar na vida. Mas ela não tinha ideia dos perrengues (vide filme 4 da lista) que enfrentaria no percurso. Ah! É uma comédia. Muito boa, por sinal:

1. The Way (2010)

Esse é a ~cereja do bolo~. Se for para escolher um dos filmes dessa humilde lista, fique com ele. Após receber a notícia de que o filho havia sido morto enquanto fazia o Caminho de Santiago, o pai (interpretado por ninguém menos que Martin Sheen) parte, com mochila nas costas, pelo mesmo caminho. Se o trailer já é emocionante, imagine o filme inteiro. Para chorar na pia:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *