29 de novembro de 2019 Comentários (0) Artigos & Dicas, Faça Você Mesmo

5 MÉTODOS PARA PURIFICAR ÁGUA E EVITAR CONTAMINAÇÃO NA TRILHA

Se você vai fazer um trekking ou mesmo uma trilha de apenas um dia certamente vai se deparar com a necessidade de encher suas garrafinhas de água no meio do caminho. Para evitar que um descuido acabe com a sua aventura, atente-se sempre à origem da água que você está coletando e preferencialmente utilize um ou mais métodos de purificação.

Nós separamos algumas dicas úteis para que você tenha a hidratação sempre em dia e com recursos saudáveis.

  • Escolha a fonte certa

Sempre que possível, evite coletar água de locais com água parada, como lagos e represas. Dê preferência à água corrente, que além de ser mais fresca, tende a ter menor incidência de parasitas, fungos e diversos outros tipos de resíduo que se acumulam em locais com água parada. Observe também se o local em que você está fazendo a coleta está próximo às áreas onde os animais costumam entrar para se banhar. Vale lembrar também que se você estiver acampando na região, nunca deve urinar ou descartar fezes próximo aos leitos do rio, e se for usar essa água para o banho, faça a coleta para consumo acima da área usada para higienização pessoal.

  • Filtro simples

O primeiro passo para ter água limpa é filtrá-la de maneira simples, apenas para retirar resíduos sólidos, como folhas ou pedras. Para isso você pode usar qualquer tecido limpo. Camisetas, toalhas e até meias são opções que funcionam muito bem para “peneirar” os intrusos que querem ir para a sua garrafa.

  • Cloro e/ou iodo

Essas são duas opções químicas muito práticas para matar bactérias e vírus. As pastilhas de cloro são comercializadas em farmácias e basta você colocar uma delas na garrafa e esperar, pelo menos, 10 minutos para consumir. O mesmo pode ser feito com o iodo, que tem efeito semelhante. Neste caso, duas gotas de iodo são suficientes para purificar um litro de água. Ambas as opções tendem a deixar a água com um gosto amargo. Transferir a água de um recipiente para outro algumas vezes antes do consumo tende a amezinhar o gosto adverso.

  • Purificador portátil

Existem muitas opções de purificadores portáteis que podem ser facilmente carregados na mochila sem ocupar muito espaço ou acrescentar peso extra. Esses pequenos tubos têm se tornado muito populares pela sua praticidade e por muitas vezes já filtrarem e acrescentarem iodo ao processo de purificação da água.

  • Ferver

Esse é o método mais antigo e uma das opções mais eficientes para purificar água. Após entrar no estado de ebulição, quando a água começa a ferver, aguarde 10 minutos antes de consumir a água. Esse processo mata boa parte dos parasitas e bactérias e pode ser usado como um extra, junto a outros métodos, para garantir ainda mais pureza na água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *