19 de setembro de 2018 Comentários (0) Artigos & Dicas, Cicloturismo

6 Dicas para aumentar a vida útil da sua bike em uma cicloviagem

Durante um pedal longo, como uma cicloviagem, devemos ter alguns cuidados extras, para aumentar a vida útil das nossas bikes e dos componentes delas, então vamos lá:

1. Manter pneus calibrados próximo ao máximo do recomendado pelo fabricante:

Manter o pneu mais calibrado, diminui a superfície de contato com o chão, assim ele vai desgastar menos do que se estivesse mais vazio.

2. Revezamento dos Pneus e corrente:

O revezamento de pneus basta fazer a troca do pneu traseiro com o dianteiro, já que o pneu traseiro sempre apresentará desgaste mais cedo.

Vale lembrar que se houver um pneu em condições muito ruins (buracos ou remendos no próprio pneu) mais vale deixá-lo na roda traseira por motivo de segurança, já que o estouro repentino de um pneu será muito mais perigoso se acontecer no dianteiro.

3. Usar Paralamas:

Eles evitam que a água suja da estrada seja jogada para a relação da bicicleta através dos pneus, ajudando bastante na manuntenção.

4. Levar pouco peso:

O excesso de peso em uma viagem aumenta o desgaste de toda a bicicleta.

Começando com o pneu que terá maior superfície de contato com o chão, seguido de corrente e relação da bike que necessitará trabalhar mais para mover todo esse peso para lá e para cá, e também freios e aros que necessitarão de maior atrito para frear a bike em longas descidas.

Isso sem contar ao desgaste/fadiga e consequente quebra que podem ocorrer em raios, bagageiros e, em casos extremos, até no quadro da bike.

5. Fazer manutenção regular preventiva nos cubos a cada 5.000km:

Ou quando perceber que os cubos não estão girando liso, isso depende das condições climáticas (se houver muita chuva, faça manutenção mais frequente!)

6. Sempre antes de sair para o pedal, faça uma limpeza rápida na corrente:

Este procedimento não deve tomar mais que 1 minuto, você pode usar uma escova, ou até mesmo um limpador de correntes.

Além destas 6 dicas, ainda alertamos para uma escolha consciente de equipamento, optando por peças que ofereçam maior durabilidade, o que significa muitas vezes fugir de peças fabricadas para performance em competições, pois são feitas para serem leves e pouco duráveis, além de terem o preço muito elevado.

Dica EXTRA:  Para aumentar a vida útil do pedivela, é interessante (a cada uns 5 ou 10mil Km) tirar os 4 parafusos do mesmo e girar as coroas em 90°, isso tem uma boa explicação: Normalmente fazemos mais força em algumas posições específicas da pedalada, e isso influência o desgaste irregular das coroas (a não ser que você use clipe e faça uma pedalada totalmente perfeita 360°).

Opte pelo que é simples e de fácil manutenção e facilite sua vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *