20 de setembro de 2018 Comentários (0) Artigos & Dicas, Treino & Saúde

A importância do alongamento antes de pedalar

É de conhecimento geral que o alongamento deve preceder as atividades físicas. O alongamento tem vários benefícios antes de qualquer exercício. Recentemente houve uma certa polêmica em torno do assunto, quando alguns condenaram a prática do alongamento. Na verdade, o que ficou estabelecido foi que é melhor não alongar do que alongar de forma errada. Para isto os profissionais das academias e professores de educação física, entre outros, devem orientar a forma do alongamento para que os benefícios da prática sejam vistos.

Alguns benefícios dos alongamentos podem ser citados:

Ele melhora a irrigação sanguínea, reorganiza as fibras musculares, propicia o aquecimento muscular, amplia a flexibilidade. Alguns profissionais preconizam o alongamento antes e depois da atividade física. Este é um conceito pessoal, que, além disso, depende da atividade.

Mas então existe alongamento adequado para essa ou aquela atividade? Sim. O ideal é alongar antes das pedaladas, 30 segundos em cada movimento de alongamento.

Alongando a panturrilha

Conhecida como batata da perna, segure-se na barra firmemente, coloque uma perna atrás na ponta do pé e a outra perna na frente com o joelho dobrado. Estique a perna que ficou esticada na ponta dos pés até você sentir o músculo da panturrilha se alongando. Troque a posição das pernas e repita o movimento.

Alongando o quadríceps anterior

Segure-se na barra firmemente, de pé, dobre uma perna para trás e segure o a ponta do pé da perna dobrada. Você sentirá o músculo anterior da sua coxa se alongando. Mantenha a posição por 30 segundos e troque de perna.

Alongando o quadríceps posterior

Fique de frente para a barra e procure um dos patamares dela que seja adequado á sua altura para colocar sua perna ali, esticada. Tente tocar a ponta do pé da perna esticada com a mão, ou chegue o mais perto que você conseguir da ponta de seu pé. Seus músculos posteriores estarão em alongamento assim como suas costas. Troque de perna e repita o alongamento coma outra perna.

Alongando os músculos internos

Sente-se no chão, com a coluna ereta e junte as solas dos dois pés. Delicadamente tente, com as mãos, descer os joelhos o mais perto do chão que você conseguir. Sem forçar, segure a posição por 30 segundos, descendo lentamente dentro do seu limite. Quanto mais você fizer este alongamento, mais perto do chão seus joelhos chegarão; a cada alongamento.

Não tenham pressa. Alongar é um trabalho árduo, necessário, que deve ser feito de forma a beneficiar o corpo, e não a levar a lesões desnecessárias. Por isso o acompanhamento de um profissional é tão importante! Bom alongamento e boas pedaladas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *