13 de maio de 2015 Comentários (5) Treino & Saúde

BCAA: O QUE É E QUANDO TOMAR

Valina, leucina e isoleucina. Você dificilmente escutou falar sobre esses nomes. Juntos, contudo, formam a cadeia ramificada de aminoácidos – mais conhecida como BCAA, um dos suplementos alimentares mais consumidos no mundo. Esses três componentes representam cerca de um terço da composição do tecido muscular – sendo os mais utilizados e oxidados durante o exercício. Eles exercem um papel fundamental no crescimento e no desenvolvimento, já que são fonte de energia muscular. De acordo com Carla Almeida, nutricionista da NeoNutri, esses aminoácidos são utilizados para aumentar a resistência, retardar a fadiga e melhorar o desempenho mental durante os exercícios de longa duração. “Além disso, previnem a degradação proteica dos músculos”, comenta.

O BCAA pode ser um grande aliado dos corredores – sobretudo os que encaram treinos e provas de duas horas ou mais de duração. “Ele pode ajudar a retardar a fadiga central e manter o desempenho mental de maratonistas, triatletas, ciclistas e praticantes de atividades físicas em geral.”

A nutricionista recomenda de 5 a 10 g por dia deste suplemento. “A ingestão deve ser feita antes ou durante a realização dos exercícios, para retardar o cansaço, ou imediatamente após o exercício, como um adjuvante da recuperação”, explica a especialista.

Ela lembra, contudo, que é importante procurar um nutricionista antes de tomar qualquer tipo de suplementação. “Alguns tipos de Whey Protein, por exemplo, já contam com BCAA”, diz.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

O Que é e para que serve o BCAA
BCAA que vem da abreviação de “Branch Chain Amino Acids” que significa “aminoácidos de cadeia ramificada, são formados por 3 essenciais aminoácidos e que não são produzidos pelo organismo, sendo eles: A L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina.

Existem 20 aminoácidos que são de fundamental importância não só para a construção muscular, como para o bom funcionamento e manutenção das funções vitais do nosso corpo, desses 20 aminoácidos existentes, o corpo humano só é capaz de produzir metade dessa quantia, cerca de 8 á 10 são obtidos através da alimentação ou no caso do BCAA, pela suplementação.

Efeitos do BCAA
O principal papel dos BCAA’s é na recuperação de lesões musculares, lesões essas formadas durante um treino intenso de musculação. Durante os exercícios com pesos, o corpo entra em estado catabólico e se o organismo não tiver os nutrientes necessários para se abastecer durante o treino, ele passa a retirar os aminoácidos presentes nos músculos para suprir a demanda do corpo por energia. O resultado disso é a perda de massa muscular.

Os BCAA’s também estimulam e elevam a produção de insulina, que é um hormônio altamente anabólico, e que com sua elevação, propicia uma ótima absorção dos aminoácidos e outros nutrientes, servindo de matéria-prima na construção dos músculos, e permite uma maior entrada de glicose nas células, dando mais energia durante os treinos. Por esses fatores citados, entende-se porque o período ideal para se consumir os BCAA’s é antes e depois dos treinos, para pode suprir todas essas necessidades.

Efeitos colaterais:
Até o momento não existe relatos de efeitos colaterais com o uso de BCAA. O recomendado é que não exagere e tome sempre a dose recomendada por um profissional ou pelo fabricante do produto.

Como tomar e qual a quantidade ideal que deve ingerir BCAA:
Pesquisas mostram que o ideal é consumir de 4 á 8 gramas de BCAA antes do treino e 4 á 8 gramas depois.

Quantidades menores também vão surtir efeito, mas para se obter um melhor desempenho e uma recuperação mais rápida, uma dosagem maior será necessária para uma maior eficiência.

BCAA engorda ou emagrece?
Não possui efeito emagrecedor, pois não é um termogênico como outros suplementos emagrecedores. Claro que se utilizado durante uma dieta de restrição calórica e treinos com o objetivo de emagrecer, o BCAA não irá interferir de forma negativa e pode sim auxiliar no emagrecimento.

Quanto a engordar, a resposta para essa dúvida é simples: Não, os BCAAs não engordam. Como dito inicialmente, eles são aminoácidos responsáveis pela construção muscular e não contém calorias, nem tão pouco carboidratos em sua composição. Elementos que seriam responsáveis para ganho calórico. Mas se faz necessário que você tenha supervisão de um Nutricionista Esportivo para acompanhar sua dieta, caso você não tenha conhecimento suficiente para elaborar uma.

5 Respostas para BCAA: O QUE É E QUANDO TOMAR

  1. Reginaldo Francisco disse:

    Boa matéria, parabéns!

  2. marcos roberto de candia disse:

    Ótima matéria

  3. Marcos Soares disse:

    Uso e recomendo !!!
    Eficiente para evitar as dores pós exercícios !!!

  4. Cássio Guerra disse:

    Excelente artigo!
    Eu tinha essas dúvidas, com relação a esse suplemento.
    O site está de parabéns, com certeza o acompanharei sempre é também o compartilharei com meus amigos.

  5. Franco disse:

    Quem tem pressão alta pode tomar. O bcca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *