28 de setembro de 2018 Comentários (0) Artigos & Dicas, Faça Você Mesmo

COMO AJUSTAR SUA NOVA MOUNTAIN BIKE

Antes de você subir em sua nova mountain bike você vai precisar ter certeza que ela está ajustada corretamente. Pedalando com componentes em uma posição inadequada pode machucar seus tornozelos, braços, ombros e músculos das costas. Você vai ter uma experiência muito melhor se seguir algumas etapas simples mencionadas nesse artigo.

Tenha certeza que você tem as ferramentas necessárias para o trabalho: A maioria dos ajustes podem sem feitos com um kit de ferramentas (multi-tool) padrão. Para ajustar corretamente os componentes que precisam ser “apertados” você vai precisar de uma chave de torque. Especialmente para componentes de carbono. Algumas chaves específicas estão provavelmente estampadas nos componentes; se não, consulte o manual do componente ou o site do fabricante para mais informações.

Algumas bicicletas possuem alguns ajustes diferentes: Se você não está seguro em fazer alguns desses ajustes, procure um bike shop.

AJUSTANDO A ALTURA DO SELIM

Para ajustar a altura do selim, você vai precisar de uma forma de manter a bicicleta de pé enquanto você faz os ajustes. Uma opção e ter um amigo, prenda a roda na frente e segure o guidão. Você também pode inclinar a bike contra uma árvore, parede ou bancada.

Objetivo: Você vai querer uma curvatura de 25 a 30 graus em seus joelhos. Cheque sua posição colocando seu pé no pedal e estique sua perna até que o pedal esteja em baixo.

Como ajustar: Use uma chave Allen (ou alguma alavanca de liberação rápida se existir no seu banco) para soltar o parafuso de ligação e mova seu selinho para cima ou para baixo. Tenha certeza de que a ˜marca para inserção mínima˜ não está sendo mostrada depois que você terminou.
Depois de verificar que o selinho está na sua altura correta, aperte o parafuso de ligação ou aperte a alavanca de liberação rápida.

AJUSTANDO O ÂNGULO DO SELIM

ÂNGULO DO SELIM

Objetivo: Você vai querer um selim nivelado. Um selim inclinado pode causar dores no seu quadril e costas e vai te fazer gastar mais energia para desligar para frete ou para trás no selim. Para ser mais preciso use um nivelador para checar.

Como ajustar a posição do selim: Afrouxe os parafusos Allen que seguram o grampo que fixa os trilhos do seu selim (em selins diferentes o grampo pode variar).
Deslize o selinho para frente ou para trás simultaneamente girando em uma posição nivelada.

Uma vez que o selinho foi reposicionado, confira os parafusos e cheque os grampos. Depois de verificado, aperte o selinho para o torque específico.

AJUSTANDO O FREIO

Tendo as alavancas de freio ajustadas corretamente vai te ajudar em seu tempo de reação e controle.

AJUSTANDO O ÂNGULO DA ALAVANCA

Objetivo: Quando as alavancas estão no ângulo correto seus pulsos vão estar retos. Se você precisa girar seu pulso para agarrar a alavanca do freio, você tente a se inclinar muito para frente enquanto você pedala. Se você precisa girar seu pulso para baixo para agarrar o freio, você tende a abaixar seus cotovelos e perde estabilidade.

Como ajustar: Solte o parafuso Allen na no grampo do freio e gire até que a alavanca esta em um ângulo de 45 graus.

AJUSTANDO OS TROCADORES

Esse é um ajuste sutil, é mais uma questão de preferência profissional. Em adicional, você pode não ter espaço o suficiente para mover seus trocadores depois que o seu freio foi apropriadamente fixado. (Nota: se você ainda não ajustou seus freios faça isso primeiramente)

Objetivo: Você vai querer evitar girar seus pulsos enquanto troca de marchas. Coloque suas mãos em uma posição natural sobre as alças da barra, com os dedos agarrados nas alavancas do freio. Depois, cheque se você consegue opera-los corretamente com seus dedos.

Como ajustar:  Ajuste da mesma forma que as alavancas de freio. Via o parafuso Allen que segura os grampos. Solte os parafusos e ajuste até que chegue a uma posição confortável para trocas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *