3 de junho de 2015 Comentários (0) Artigos & Dicas

DICA! Livro “O Leão da Toscana”

Daniel Pereira

Os irmãos canadenses Aili e Andres McConnon dedicaram dez anos de suas vidas nas pesquisas para o livro “O Leão da Toscana”, que conta a história do ciclista italiano Gino Bartali, herói secreto da Segunda Guerra Mundial.

Bartali é conhecido como o homem que não só ganhou o Tour de France duas vezes, mas que até hoje detém o recorde para o maior intervalo de tempo entre as vitórias. Durante os dez anos que separaram seus triunfos, suas ações dentro e fora das corridas lhe garantiram um lugar permanente nos corações e mentes italianos.

O livro começa no interior da Toscana, onde um garoto franzino economiza dinheiro para comprar uma velha bicicleta e descobre a vida sobre duas rodas. Aos 24 anos, já bicampeão do Giro D’Italia, impressiona o mundo com uma vitória espetacular no Tour de France de 1938 e é transformado em ícone do esporte internacional.

Pressionado pelos fascistas, Bartali – católico devoto e contrário ao regime – recusa o posto de garoto-propaganda de Mussolini e é boicotado e acusado de antipatriota pelo governo. Com a entrada da Itália na guerra e a ocupação do país pelos nazistas, ele abriga a família de um amigo judeu em uma casa alugada e participa de ações secretas e extremamente arriscadas. Simulando estar em treinamento, aproveita sua fama e o vão do quadro da bicicleta para transportar identidades falsas que irão salvar as vidas de centenas de perseguidos.

Ao fim da guerra, Gino tenta recomeçar a carreira. Tratado com desdém pela imprensa italiana, fracassa no Tour de 1947, entrando no de 1948 desacreditado e subestimado. Mas é nessa hora que ela vai provar porque é conhecido como “O Leão da Toscana”.

Livro – O Leão da Toscana

Que o ciclista italiano Gino Bartali foi um dos mais importantes atletas do século XX, muita gente já sabia. Mas poucos sabem que ele foi um herói durante a Segunda Guerra Mundial. Essa biografia comovente, acompanha sua trajetória, desde a infância pobre, passada em um vilarejo próximo à Florença, até o momento em que a Itália entra em guerra e é ocupada pelos nazistas. Gino abriga uma família judia e participa de ações secretas e arriscadas, como a de transportar, no quadro da bicicleta, identidades falsas que salvaram a vida de centenas de perseguidos. No fim da guerra, mesmo desacreditado, Gino Bartali, conhecido como “O Leão da Toscana” por sua capacidade de superação e tenacidade, consegue retomar a carreira. Uma história que continua inspirando gerações. “‘Não serás omisso’ é um poderoso ensinamento bíblico. Este livro oferece um exemplo emocionante de coragem moral. Um cidadão simples, e grande atleta, decide se opor a uma ditadura política cruel e racista salvando judeus na Itália. Era tão difícil tornar-se um herói então? Era o necessário para permanecer humano”. – Elie Wiesel, escritor e Prêmio Nobel da Paz.

Booktrailer “O Leão da Toscana”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *