27 de novembro de 2016 Comentários (0) Artigos & Dicas

Dicas para pedalar e perder barriga com saúde

specialized-mountain-bike

Andar de bicicleta é uma atividade física saudável e divertida. Se você é apaixonado(a) por bicicletas, ou não possui o costume de andar e gostaria de aprender a melhor forma de emagrecer e perder barriga com esta atividade física deliciosa e relaxante, vai adorar esta matéria!

Pedalar é um exercício aeróbico. Exercício aeróbico é aquele que refere-se ao uso de oxigênio no processo de geração de energia dos músculos. Esses tipos de exercícios trabalham uma grande quantidade de grupos musculares de forma rítmica, como por exemplo: Andar, correr e nadar.

Apesar de ser um exercício aeróbico, andar de bicicleta irá trabalhar bastante os músculos das pernas, o que é ótimo para quem deseja fortalecer e ganhar mais músculos nessa região.

O local de escolha para pedalar

Escolher um ambiente adequado é muito importante, até mesmo para evitar acidentes e realizar o exercício com mais segurança.

Parques com pistas voltadas ao ciclismo e outras atividades relacionadas são ótimos, como por exemplo o Parque do Ibirapuera em São Paulo que possui ciclovia.

Você também pode pedalar em ciclovias pelas ruas, porém, é melhor escolher um trajeto de locais mais tranquilos com menos movimento, até mesmo de carros e pedestres.

No começo, é melhor escolher trajetos com menos subidas e descidas, procure locais mais retos para se acostumar melhor. Assim que você ganhar mais fôlego e preparo físico, incluir subidas pode ser uma boa para turbinar a queima de calorias e emagrecer mais.

Frequência

Andar de bicicleta todos os dias pode não ser uma boa.
É bom dar uma pausa de um dia para o outro por exemplo. Ficando mais ou menos assim a “planilha”:

Segunda – Quarta – Sexta.

Caso você queira aproveitar o domingo, sem problemas. Mas os dias de descanso são importantes até mesmo para a recuperação muscular das pernas.

Caso você não queira ficar parado(a) nos dias de descanso, tente praticar atividades que utilizem mais a parte de cima do corpo e menos as pernas, como por exemplo abdominais, flexões, elásticos, barras, halteres e etc…

O tempo das pedaladas pode variar bastante, mas de meia hora a 1 hora é o ideal para quem está começando. Caso se sinta bem pedalando mais de uma hora, aumente o tempo gradativamente durante os dias.

A Bicicleta

Você pode escolher uma bicicleta simples, não precisa de nada muito “rebuscado”.

Uma bicicleta para adultos que contenha marchas é o suficiente para realizar sua atividade física.

Certifique-se sempre de que os pneus estão em bom estado, calibre-os sempre que sentir necessário.

É muito importante verificar a situação das pastilhas de freio, assim como a situação geral do sistema de freios. Mantenha-os regulados, eles são importantíssimos para evitar acidentes.

Compre equipamentos de segurança como capacete, você pode tomar todo o cuidado possível ao pedalar, mas nunca se sabe o que um motorista pode fazer, por exemplo.

Alguns itens importantes: Lanterna frontal para andar de bicicleta de noite, sinalizador para que os motoristas te enxerguem.

Manoplas e bancos podem ser trocados pelos de sua preferencia para aumentar o conforto na utilização da bicicleta. Existem bancos com gel e diversos outros modelos confortáveis.

Vou mesmo emagrecer pedalando?

Com certeza. Andar de bicicleta fará você queimar muitas calorias, mas não ache que só porque começou a pedalar pode comer tudo que vier pela frente.

Dieta é necessária em um processo de emagrecimento e deve ser incluída em sua vida para que você obtenha maiores resultados.

Temos diversas dietas em nosso blog, você pode pesquisá-las ou clicar no menu de cima “Dietas”.

Priorize as proteínas, saladas, verduras, legumes e frutas.
Afaste-se dos carboidratos, açúcares e gorduras.

Espero que esta matéria o ajude a perder barriga de forma eficiente e fazendo o que você gosta, pois esta é a melhor maneira de levar uma vida feliz e saudável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *