19 de maio de 2015 Comentários (1) Treino & Saúde

Estressado, dentista de RO começa a pedalar e acumula títulos no ciclismo

Com 36 anos de idade e dono de um currículo bem extenso, o professor universitário e cirurgião de buco-maxilo-facial, Rogério Morais, encontrou no ciclismo uma forma de fugir do estresse do dia a dia. Com uma vida bastante agitada, o cirurgião precisa pular cedo da cama para conseguir praticar o que gosta de chamar de hobby: ciclismo.

– Eu acordo as 5h30 e pedalo em média umas 2h30 pelo menos quatro vezes na semana. Essa é uma rotina que gosto de ter antes de ir para o trabalho, onde costumo ficar até às 23h – contou Rogério, morador de Cacoal, interior de Rondônia.

O ciclismo entrou na vida de Rogério quando ainda era garoto. Ele lembra que aos 10 anos de idade já participava de competições amadoras no Paraná, onde residia à época. Porém, o tempo dedicado à faculdade e as especializações o obrigou a se afastar dos esportes, ficando de 1997 à 2010, sem praticar.

– Em 2011 vim morar em Cacoal, estava acima do peso, com colesterol e pressão elevados, e percebi que precisava fazer alguma coisa. Como já gostava de pedalar, resolvi voltar a praticar, o que foi decisivo na melhora da minha saúde – contou.

E o que começou como um hobby, com o tempo passou a ter destaque na vida de Rogério, que cada dia se dedicava mais aos treinos, chegando a percorrer grandes distâncias, até mesmo de uma cidade a outra.
– Costumo pedalar de 80 a 120 quilômetros, mas isso depende muito da forma de cada treino, às vezes a distância é menor, mas o treino é mais pesado, às vezes a distância é longa, mas a estrada contribui, depende muito também da minha disposição no dia – explicou o atleta.

Conforme foi gostando da brincadeira, Rogério passou a participar de competições estaduais e até nacionais. E no ciclismo também está conquistando um bom currículo.

– Em 2014 eu ganhei o Campeonato Estadual de Ciclismo na categoria elite; fui tricampeão dos Jogos Abertos de Cacoal nos anos de 2011, 2012 e 2013, fui tricampeão nos Jogos Intermunicipais de Rondônia de 2012 a 2014, e participei ainda de várias etapas do Campeonato Brasileiro e Copa Norte e Nordeste – lista o cirurgião-professor-atleta.

Treinamento atual

Atualmente, Rogério lidera a categoria elite no Campeonato Estadual de Ciclismo. A terceira etapa será disputada no dia 17 desse mês em Ariquemes, e a pontuação marcada, será válida para o ranking nacional. Serão disputados para esse campeonato 11 etapas.

Para se preparar, Rogério conta com a companhia do também ciclista de Cacoal, Rivanildo Carlos Silva, que também ocupa uma boa colocação no campeonato, mas disputando na categoria master.

– Treinamos sempre juntos, e sempre escolhemos lugares diferentes para pedalar, pois assim não entra na rotina. Já chegamos ir até os municípios de Vilhena (234km), Rolim de Moura (64km) e Pimenta Bueno (41,6km) – contou Rivanildo.

Rogério está na primeira colocação do campeonato na categoria elite e Rivanildo ocupa a terceira colocação na categoria master.

Fonte: Eu Atleta

Uma resposta para Estressado, dentista de RO começa a pedalar e acumula títulos no ciclismo

  1. Urias disse:

    Eu tinha indices altissimos de Glicemia, pois sou diabético e tbm colestrerol. Bom , comecei a pedalar 3 x por semana e fui crescendo as distancias percorridas, agora, ja tyenho os meus indices glicemicos controlados e colesterol tbm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *