17 de junho de 2015 Comentários (0) Artigos & Dicas

GoPro – Dicas para se dar bem com a sua

camera

Cada lançamento da GoPro vem acompanhado de um vídeo demonstrando exatamente o que a câmera pode fazer. Surfista, snowboarder e até paraquedista todos curtindo sua nova máquina e fazendo vídeos irados, de tirar o fôlego!

Ok, vamos ser honestos, esses vídeos nos irritam! Em parte por que nem todos usuários de GoPro são surfistas mega bronzeados que vivem de férias eternas no Havaí, mas também porque as chances de que nós, simples mortais, vamos conseguir fazer aquele vídeo dando pirueta de costas e caindo de ponta na água é igual a ZERO! Nem todo mundo é “Extremo” como a GoPro mostra.

Existe uma única razão pela qual as câmeras GoPro são desejadas, elas são fantásticas. Exatamente por isso, depois que compramos nossa maquininha começamos a nos sentir meio fora de ação. Nós é que não somos fantásticos a ponto de fazer vídeos maravilhosos como os da propaganda da GoPro!

A maioria das pessoas começa a usar a GoPro de maneira muito rápida, o produto é simples, são apenas 2 botões que separam você do seu vídeo em 4K não é mesmo? Isso é ótimo para que o usuário tenha uma compreensão básica da câmera mas contribui para que o usuário simplesmente não PARE 1 min. para estudar a câmera. Reunimos aqui algumas dicas para ajudar você a se dar bem com sua GoPro, veja abaixo:

1. Seja criativo

Pedir para ser criativo é fácil não é mesmo? : ) Mas a verdade é que existem técnicas para isso, a melhor delas e mais simples é estudar por algumas referências pelo YouTube, não seja óbvio, veja vídeos de outros esportes, vale até aquele de uma GoPro pendurada no pescoço do cachorro, se alimente de referências e teste 100x até ficar legal.

Alguns acessórios são essenciais para quem quer gravar vídeos pedalando, uma dica é colocar suportes em vários lugares da bike, canote, guidão, selim, capacete, deixe os acessórios montados e durante a trilha troque de posição, se tiver 2 câmeras melhor ainda. Abuse e use!

2. Pense antes de começar a gravar

Pense na GoPro como uma câmera fotográfica, você não sai andando e tirando fotos de maneira descontrolada, você para, observa e faz a foto. Com a GoPro é a mesma coisa, faça pequenas tomadas, se você já conhece a trilha faça um planejamento dos pontos que considera mais legais, vá na frente e espere seus amigos chegarem, tenha paciência, você vai perceber que seu vídeo vai melhorar, acredite.

Um dispositivo de pré-visualização ajuda bastante, o LCD BacPac consome mais bateria mas por outro lado eleva muito a qualidade dos seus vídeos, o risco de perder uma tomada de vídeo caí bastante. Outra alternativa a utilizar seu aplicativo da GoPro pelo celular.

3. Faça vídeos curtos

Gravar um vídeo de 1h com uma bicicleta percorrendo uma trilha pode até parecer legal na sua cabeça, mas acredite, ninguém vai ficar esse tempo todo assistindo seu vídeo, a pessoa provavelmente vai preferir ver um filme ou a série preferida no HBO. Portanto, faça videos curtos de 3 min. a no máximo 6 min. não passe disso.

4. Configure a qualidade dos vídeos

Sua pequena notável grava em 4K, mas a verdade é que você não precisa usar “tudo isso” para conseguir um bom material. Gravando em alta resolução você vai gerar arquivos gigantes e consumir muita bateria, portanto a dica é: 720p-60fps, escolha essa definição para seus vídeos, com essa configuração você vai ter um vídeo com ótima qualidade, maior durabilidade da bateria e tamanho de arquivo adequado, em termos gerais essa é a melhor opção, principalmente para o pós-pedal, ou seja a edição.

Apenas comparando, uma gravação de 720p-60fps pode chegar a 7h enquanto com 720p-120fps chega a apenas 4h, quase metade.

5. Edite seus vídeos

A GoPro tem seu próprio aplicativo, o “Studio” e o “GoPro App” ambos são disponibilizados gratuitamente para GoPro APP, ele facilita muito a execução de algumas tarefas, como recortar, inverter e etc. Para você que está começando, ótimo, ele vai te ajudar bastante.

Você pode tornar as coisas menos complicadas. As versões mais recentes da GoPro já trazem Wi-Fi que permite você não só controlar a câmera remotamente usando o celular mas também salvar seus vídeos diretamente no aparelho, com o arquivo salvo você pode escolher o aplicativo de sua preferência, cortar, editar e exportar, logo em seguida você já pode compartilhar direto no Instagram e Facebook, alguns vídeos super visualizados no YouTube foram feitos dessa maneira, simples.

Se você quiser algo mais bem trabalhado (e trabalhoso) com transições e letras explodindo na tela e etc. existem ferramentas profissionais como Sony Vegas, Adobe Premiere, Da Vinci e Final Cut, na linha amadora você pode usar o iMovie para Mac ou o Movie Maker para Windows, com ambos você pode ter um ótimo resultado.

Finalizando

A chave do negócio está em manter sua mente aberta. Essas câmeras são tão portáteis que você pode filmar qualquer coisa com muita facilidade. A GoPro pode até nos enganar em seus vídeos promocionais, com cinegrafistas e múltiplas câmeras, mas você ainda pode fazer coisas interessantes com apenas uma delas na mão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *