5 de janeiro de 2018 Comentários (0) Artigos & Dicas, Treino & Saúde

GUIA BÁSICO PARA PEDALAR NA CIDADE

A cada dia mais pessoas estão desafiando a cultura dominada por carros em nossas cidades. E porque não? Pedalar na cidade e divertido, saudável e te permite ver sua cidade de uma maneira mais interessante. Uma bicicleta pode te levar ao supermercado, apresentações, escola ou até mesmo trabalho.

Para se juntar ao desfile de bikes, você só precisar saber o básico sobre como pedalar com segurança, escolher os equipamentos certos e acessórios para manter sua bike.

Escolhendo uma Bicicleta

Qualquer modelo de bicicleta poderá ser utilizado: cruiser, urbana, mountain, speed. Muitas pessoas na cidade preferem bicicletas com estilo mais “retrô”, mas se você quer uma bicicleta que vai durar muito tempo indicamos que você compre uma profissional.

Sem espaço ou dinheiro para uma bicicleta? Um programa de compartilhamento de bicicleta pode estar disponível em sua cidade ou chegará em breve. Você também pode alugar uma bicicleta para viagens curtas.

Carregando seus Pertences

Até durante uma, pedala rápida você pode precisar carregar algo em sua bicicleta. Escolha a melhor solução entre esses acessórios para pedalar na cidade.

Bolsa Frontal:

Adiciona estilo e capacidade de armazenamento para alguns itens. Uma opção um pouco menor é uma bolsa para o guidão.

Rack traseiro ou cestas:

Para carregamentos pesados em grandes distâncias.

Cargo trailer:

Para um carregamento ainda mais pesado como compras para sua casa.

Segurança:

Roubo de bicicletas é um triste fato. Para minimizar o risco de ter sua bicicleta roubada:

  • Escolha um cadeado apropriado. Um cabo de trava leve pode ser suficiente para paradas rápidas ou parar em frente uma loja. Para áreas de grande risco ou se você vai ficar parado por horas, recomendamos que você possua uma corrente forte ou um cadeado U-Lock.
  • Tire vantagens de lugares seguros para deixar sua bicicleta quando disponíveis em eventos como apresentações, eventos de esporte e supermercados.
  • Deixe sua bicicleta dentro do seu local de trabalho ou loja, se possível. Peça permissão primeiro.
  • Em áreas com alto índice de criminalidade, considere usar uma bicicleta que não aparenta ser cara, isso pode diminuir as chances de roubarem sua bike.
  • Mantenha seus acessórios seguros! Use um selinho com parafusos ou remova a alavanca de remoção rápida. Remova sua bolsa, ciclocomputadores e faróis de sua bicicleta caso você esteja em uma área de alto risco.

Vestuário

Vestuário específico para o ciclista não é sempre requerido na maioria dos casos. Uma pedala longa vai requerer um pouco mais de cuidado de uma vestimenta especial especialmente porque você pode precisar de proteção contra os raios solares.

Evite cachecóis longos, saias ondulantes e jaquetas longas que podem ficar presas nas rodas ou freios. Em bikes com correntes descobertas, calças longas podem ficar presas nas correntes ou ficarem sujas por óleo.

Calças:

Se eles não estão apertadas, tenha cuidado ao pedalar para que elas não fiquem presas na corrente.

Sapatos:

Não são necessários sapatos especiais. Sapatos usuais são mais versáteis para pedalas simples. Uma sola aderente vai te ajudar a manter seus pés nos pedais. Se você usa sapatos com solas não muito aderentes, um pedal sem alça pode de ajudar a evitar que seu pé deslize.

Jaqueta:

O efeito desconfortante da chuva pode ser dissuadido com uma jaqueta a prova d’agua. Para tempos difíceis acrescente calças para chuva e capas para sapatilhas.

Como o ciclismo urbano cresce em popularidade, o vestuário para o ciclismo está cada vez mais sendo moldado para o estilo da cidade. Refletores discretos, bolsos escondidos e tecido corta-vento pode te ajudar a pedalar e trabalhar sem problemas.

Pedalando com Segurança

Pedalar com segurança no tráfico pode ser resumido em três comportamentos chave:

Seja visto:

Vista uma jaqueta ou capacete com refletores. Equipe sua bicicleta com luzes frontais e dianteiras e use durante a noite e dia. Para melhor visibilidade adicione luzes mais fortes.

Seja “legal”:

Para ganhar respeito, mostre respeito aos outros usuários da via. Pedale com o trafico, não contra ele. Observe as regras da via. Pedala em mão única. Pedale na pista ou via para ciclistas, não na calçada a não ser que isso seja permitido a calçada pode ser segura, mas você deve ficar atendo aos pedestres.

Seja previsível:

Não acene desenfreadamente entre os carros. Use o sinal de mão para mostrar intenção antes que você entre na curva. Seja atencioso aos outros usuários da via não bloqueando vias ou impedimento o tráfico, a não ser que a ação mais segura seja pegar uma faixa da pista. Quando pedalar com amigos ou família foque no tráfico e não na conversa.

Manutenção

Calibragem de pneus:

Todos os pneus perdem ar gradualmente. As câmeras de ar precisam ser infladas de acordo com a pressão recomendada uma ou duas vezes por mês, dependendo do uso.

Lubrificação:

O câmbio ira funcionar silenciosamente, leve e com o mínimo de esforço possível a não ser que não esteja lubrificado corretamente. Mantenha também sua corrente lubrificada corretamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *