25 de setembro de 2018 Comentários (0) Artigos & Dicas

GUIDÃO PARA BICICLETAS: QUAL ESCOLHER?

Teoria do Guidão para Bicicleta

Conforto

Quanto mais você se curvar sobre o seu guidão, mais peso e pressão você exercerá. Em bikes de estrada a pressão é bem constante porque você está inclinado sobre a barra constantemente. Con_tudo, bikes de estrada tem um guidão diferente que te permite colocar as mãos em várias posições que ajuda a aliviar a pressão.

Mountain bikes vem com o guidão conhecido como plano que permite que você mantenha as mãos em apenas uma posição. Contudo, como sua posição permanece um pouco mais elevada, não exerce tanta pressão em suas mãos, manter suas mãos em uma só posição não é um problema nesse tipo de guidão. Bar ends que são fixados no guidão podem dar mais mobilidades para sua mão.

Se seus pulsos ou mãos começarem a ficar dormentes em uma longa pedalada mountain bike, cheque sua posição na bicicleta.

  • Tenha certeza que você não está muito “espalhado” em sua bike. Seus braços precisam estar na largura dos seus ombros.
  • Certifique-se de que você não está se inclinando longe do guidão. Se você está, você pode ter que adquirir uma haste mais curta, mover sua cela para frente, comprar uma barra de elevação ou a combinação dos três.

Alavancagem

Archimedes uma vez disse que com uma alavanca grande o bastante você poderia mover o mundo. Seu guidão é a sua alavanca enquanto pedala. Quanto maior o guidão, maior alavancagem você tem. Uma alavanca apenas é eficaz quanto a pessoa que está pressionando a alavanca tem uma base sólida.

Em geral, suas mãos precisam estar alinhadas com a largura de seu ombro enquanto você se inclina sobre seu guidão. Você pode estar um pouco mais estreio ou um pouco mais largo, mas não muito.

Elevação

Em uma bicicleta de estrada você não precisará levanta-la muito. Em uma mountain bike é essencial para superar obstáculos.

  • Bike de estrada – Seu centro em uma bicicleta de estrada é baixo e um pouco para a frente. Isso significa que você não tem muita alavancagem quando você precisa puxar o guidão para trás. A maioria dos profissionais irá manter as mãos no topo do guidão.
  • Mountain Bike – Seu centro em uma mountain bike é mais para trás. Isso permite que você eleve a frente da sua bike sobre obstáculos. Em downhill e agora ficando mais popular em bikes cross-country o uso de barras de elevação (rise bar).

Mecânicas do Guidão

A maioria das bikes de estrada usam guidões drop bar enquanto as bicicletas mountain bike usam guidões com barra flat (reta). Mas entre eles existem muitas variações. Ciclistas regulares tendem a usar barras de elevação (rise bar).

Uma vez que você determinou qual tipo de guidão você quer, considere os três fatores seguintes para selecionar um guidão:

Largura

Escolha um guidão que mais seja compatível com a largura dos seus ombros. Em barras de fibra de carbono você está preso ao tamanho do guidão. Em barras de alumínio você pode cortar o fina para uma pegada mais estreita.

Força

A maioria das barras são de alumínio ou fibra de carbono.

Peso

Fibra de carbono é mais leve que alumínio, mas geralmente tem um maior custo. Ambos os materiais são excelentes para um guidão. A questão que você deve fazer é: A redução no peso justifica o gasto?

Outras Considerações

Bar Ends

Isso adicionar mais posições as suas mãos. Esses dispositivos são instalados no final de seu guidão e também te fornece mais poder para elevar sua bicicleta em subidas e buracos onde você não tem muita tração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *