31 de outubro de 2018 Comentários (0) Artigos & Dicas, Treino & Saúde

OS BENEFÍCIOS DA VITAMINA C

Saber como funciona cada substância ingerida no nosso organismo é fundamental para uma dieta saudável. É preciso ter noção e compreender cada elemento. As vitaminas, como o ácido ascórbico – mais conhecido como Vitamina C –, por exemplo, são nutrientes essenciais para evitar doenças e até mesmo para manter nosso sistema imunológico fortalecido.

Todos nós queremos manter o corpo sempre saudável para garantir longevidade com qualidade. Por isso, é preciso de uma alimentação balanceada e sempre acompanhada de nutrientes ricos. A vitamina C deve estar incluída no dia a dia, pois são vários os seus benefícios. “A principal ação fica por conta de seu poder antioxidante, modulando o estresse oxidativo e, com isso, diminuindo a produção excessiva de radicais livres (substâncias que aceleram o envelhecimento) no organismo”, afirma a nutricionista clínica funcional, ortomolecular e fitoterapeuta da Nutrição Equilíbrio e Saúde, Regina Losango.

Você já deve ter ouvido alguém falar que a vitamina C evita resfriado e até mesmo gripe, não é? Pois isso é a mais pura verdade. Mas para isso, é necessário manter uma regularidade para deixar seu corpo sempre protegido. Regina ainda destaca: “É por meio desta e de outras vitaminas e nutrientes que melhoramos o sistema imunológico e, com isso, equilibramos nossa resistência orgânica contra algumas doenças”.

Além da proteção que a vitamina C traz para o organismo, existem outras funções bem interessantes. Uma delas é a preservação do colágeno (proteína que deixa a pele firme e também é utilizada contra doenças de articulações e artrose). Outro detalhe é que ela ajuda na absorção do ferro no organismo. Mas tenha cuidado: o excesso – como tudo na vida – pode trazer riscos. “Isto ocorre quando a pessoa consome entre dois e três gramas por dia, em média. Este excesso é excretado pelo organismo por meio de mecanismos osmóticos que podem causar náuseas e diarréias”, diz Giselle Barros, Médica Nutróloga e pós-graduada em endocrinologia e metabologia da clínica Vivere Sanus.

Confira alguns alimentos ricos em vitamina C:

  • Laranja
  • Limão
  • Acerola
  • Morango
  • Brócolis
  • Repolho
  • Abacaxi
  • Pimentão
  • Kiwi
  • Mexerica
  • Graviola

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