1. Artigos & Dicas
  2. Treino & Saúde

5 coisas que você deve fazer depois de cair da bicicleta

Me desculpem, mas a única certeza que temos nessa vida é de que se você pedalar, uma dia você vai cair.

Quando o inevitável ocorrer, primeiro certifique-se de não ter nenhum ferimento grave. Se todos os seus membros estiverem intactos e você não estiver vendo três bicicletas onde há apenas uma, mude rapidamente para um local seguro fora da estrada ou do caminho de outros pilotos e comece a fazer uma avaliação do seu estado.

Procedimentos pós-acidente:

1 – Vá com calma

A melhor coisa que você pode fazer após um acidente de bicicleta é se manter um tempo sentado para depois ir se levantando. Você não precisa pular da sua bicicleta o mais rápido possível – mantenha a calma e avalie os danos a você e à bicicleta. Antes de voltar a pedalar se pergunte se:

  • “Antes de começar a pedalar, você já consegue andar?”
  • “Você consegue mover os braços em todas as direções?”
  • “Você pode olhar para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita sem sentir dor?”

Pare um minuto e avalie, depois decida se você pode sair pedalando ou se precisa esperar por ajuda. É muito comum ouvir ciclistas insistirem que estão bem, caindo novamente.

2 – Verifique seu corpo

Antes de qualquer coisa – mesmo antes de se levantar – verifique seu corpo.

  • Você consegue sentir todos os seus membros?
  • Todos os ossos ainda estão sob a pele
  • Há muito sangue?

Não arrisque se mover muito se você sentir que está gravemente ferido: em vez disso, peça ajuda. Se você pode se levantar sem sentir dores e consegue andar andar normalmente, provavelmente também já pode pedalar e buscar ajuda.

3 – Cuidados com a cabeça

Verifique se você amassou ou quebrou o capacete, essa é uma maneira rápida de avaliar se você bateu com a cabeça e qual foi o tamanho do dano. Se você consegue se lembrar desta dica, provavelmente está bem! Fique atento se:

  • Se você sofrer uma concussão, provavelmente ficará desorientado e confuso;
  • Se você não sabe onde está é provável que tenha tido uma concussão.

Quando você está pedalando, a endorfinas faz você se sentir muito bem, então mantenha a calma e verifique como você realmente está se sentindo, na dúvida ligue para alguém e peça ajuda.

4 – Equipamento

Se seu corpo estiver bem – apenas machucado ou levemente machucado – você pode começar a avaliar sua bicicleta. Os mecânicos das equipes profissionais de ciclismo, seguem uma lista de verificação rápida durante as provas e eles conferem algumas coisas importantes:

Rodas: normalmente, as rodas suportam o impacto da colisão e apresentam os problemas mais fáceis de diagnosticar. Independentemente de como você bateu, verifique se os pneus seguram o ar, se não há raios quebrados se os freios – cantilever ou disco – não estão travados. Feito isso, você pode dar uma olhada nos outros componentes.

Componentes: Sempre verifique a posição das alavancas de freio e também os passadores. Geralmente é fácil empurrá-los de volta ao lugar, você não precisa sair pedalando para depois perceber que está tudo desalinhado. Verifique se a gancheira não está torta ou quebrada. Em seguida, verifique selim, mesa e guidão e veja se está tudo no lugar certo, é bem comum a mesa entortar.

Quadro: Verifique o quadro da bicicleta , inspecionando cuidadosamente em busca de rachaduras ou arranhões profundos. Isso se torna mais importante quando se trata de um quadro de carbono, uma vez que uma rachadura pode rapidamente se transformar em um problema sério conforme você pedala, enquanto dobras e rachaduras em estruturas de alumínio ou aço tendem a suportar mais.

5 – Esteja preparado

É importante ter tudo o que você precisa em caso de acidente – especialmente quando você está planejando uma aventura no meio do nada.  Sempre carregue ferramentas básicas de bicicleta, como uma ferramenta multifuncional, elo de corrente, camara de ar sobressalente e bomba de ar, pelo menos, além de alguns suprimentos básicos de primeiros socorros. Reduza seus riscos e não entre em pânico.

Comments to: 5 coisas que você deve fazer depois de cair da bicicleta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *