Apesar de a bike ser um dos melhores meios de transportes existentes, por ser leve, prática, econômica e saudável, nem sempre é ela que nos carrega. Em algumas ocasiões somos nós quem precisamos transportar a bicicleta, seja para uma viagem em busca de uma trilha surreal, uma prova ou para pedalar em um local mais distante de casa.
Como desmontar a bike não é a melhor opção, o que fazer para transportar a bicicleta em seu veículo? A seguir vamos explicar as melhores maneiras para carregar sua bike. Confira:
1 – MODELOS DE SUPORTE PARA TRANSPORTE A BICICLETA
No mercado existem vários modelos de suporte para transportar a bicicleta, com preços e tamanhos variados. Cada um é específico para cada tipo de carro, e pode ser instalado em locais diversos de seu automóvel. Apenas tome cuidado para que ele não interfira na sinalização do veículo, como placas e lanternas. Confira os mais comuns:
2 – SUPORTE DE ENGATE NO PORTA-MALAS
Esse é o tipo de suporte mais convencional. Preso ao bagageiro, além de obstruir a abertura do espaço, ele precisa ser de boa qualidade e estar bem encaixado para evitar que balance e, principalmente, solte durante o transporte.
Fácil de manusear, ele deve ter duas tiras superiores e duas inferiores para deixá-lo bem firme. Outras peças móveis, como o Spiderack (com capacidade para até três bikes) e o Saris Solo, também são boas alternativas e ocupam pouco espaço para guardar.
3 – SUPORTE DE ENGATE
Esse tipo facilita o manuseio das bikes na hora de carregar e descarregar, e como não tem contato direto com carro, diminui bastante os riscos de danos como arranhões e amassados, além de deixar o porta-malas acessível. Alguns modelos exigem lanternas e placas auxiliares para sinalização.
4 – SUPORTE DE TETO
O suporte de teto ou racks, são os mais caros da categoria e os mais difíceis de montar, sobretudo em carros mais altos. Em contrapartida não atrapalham a visão e a sinalização do carro e nem bloqueiam o porta-malas. Apenas tome cuidado ao passar ou entrar em locais com a cobertura mais baixa para não danificar sua bike.
5 -SUPORTE DE CAÇAMBA
Para carros maiores, tipo pickup, o suporte de caçamba é bastante semelhante ao de teto e pode ser instalado em cima da capota marítima ou dentro do bagageiro.
6 – SUPORTE DE VIDRO
Considerado o menor rack do mundo, o The Hornet, da Sea Sucker, consiste em aplicar duas ventosas de sucção ao vidro traseiro do veículo para fixar a bike em poucos minutos. Travas e uma fita de segurança complementam o serviço.
DICAS ÚTEIS
Sempre vale a pena pesquisar um pouco mais por suportes mais sofisticados com sistemas ou travas antifurto que se prendem ao veículo para evitar roubo e surpresas desagradáveis em momentos de lazer.
Em 2010, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), por meio da Resolução 349, estabeleceu alguns critérios e parâmetros para transportar a bicicleta em veículos como carros, caminhonetes e utilitários. Entre as principais regras estão:
- Respeitar a altura, largura e o peso máximo especificado para cada veículo;
- A carga deve estar bem fixada no suporte móvel ou fixo, aplicado diretamente no veículo;
- Nenhuma parte do suporte pode estar em contato com o chão;
- O suporte ou a bike não podem comprometer a visibilidade do condutor, sinalização, identificação ou a estabilidade do veículo;
- Em caso de encobrimento ou ocultação da placa traseira ou das lanternas, será obrigatório o uso de uma segunda placa, lacrada e afixada na parte estrutural do veículo, bem como de lanternas auxiliares.