1. Cicloturismo
  2. Destaque

BRM 200, Brevet Sonho Verde! Um desafio de 200km com muito vento e sol!

Nesse último sábado (30/01/2021) fiz o BRM 200, Brevet Sonho Verde, promovido pelo Randoneiro Cristal, clube de ciclismo homologado para organizar essa prova. Foram 200km – Com um tempo limite de conclusão de 13h:30 – saindo do Hotel Sonho Verde, que fica 25km depois da cidade de Cristalina, Goiás. Essa prova é toda feira em asfalto, sendo percorrido quase que totalmente pelo acostamento da BR050, sendo que no quilometro 80 é feito um desvio em direção a cidade de Ipameri, onde é necessário fazer algumas subidas bem duras. O sol é nosso companheiro desde o primeiro quilometro percorrido, a estrada em sua grande parte é plana com auto trafego intenso de caminhões, o vento forte combinado com a passagem de veículos grandes se transforma em um obstáculo a mais, sendo necessário calcular os riscos e se preparar para fazer mais força.

Essa edição é organizada pelo Hélio Abreu, que faz parte do clube Randoneiro Cristal, tudo é bem coordenado, existe um carro apoio com água, isotônico em pó e frutas e um pessoal alto astral apoiando. Foram aproximadamente 50 participantes, as largadas foram feitas em 3 ondas, com objetivo de não criar uma aglomeração. Eu sai na terceira onda, por volta de 07:30 da manhã, como havia chegado de Brasília no mesmo dia (por volta de 04:50 da madrugada) esse horário acabou sendo providencial.

Link da atividade: https://www.strava.com/activities/4708339191

Tenho alguns projetos para cicloviagens e decidi manter meu setup, que é minha  Specialized Sequoia com rodas 29 e pneus 1.90 (Specialized Ground Control com cravos), ainda uso uma pequena fuel bag no top tube, um kit Swat da Specialized e uma bolsa de Bike Packing da Shimano Pro Discover, a bike com esses acessórios fica cerca de 8/9kg mais pesada. Minha próxima cicloviagem será com essa bike e esse mesmo setup, portando acho importante manter meu treinamento baseado nessas condições, por isso o BRM 200 foi uma oportunidade de testar a bike e minhas condições físicas.

A experiência de participar de um e brevet é incrível, particularmente sempre tive uma certa restrição em girar pelos acostamentos das estrada, com tantos casos de acidentes e sempre com envolvimento de motoristas irresponsáveis me deixava com o pé atrás, mas o Brevet Sonho Verde me surpreendeu, o local é “feito” para pedalar, assim podemos aproveitar todo aquele acostamento e estrutura da concessionária de pedágios que administra a BR-050, com pontos de apoio e um asfalto que passou por diversas mudanças nos últimos anos.

Abaixo o vídeo produzido mostrando como foi minha experiência nesse BRM 200!

 

Comments to: BRM 200, Brevet Sonho Verde! Um desafio de 200km com muito vento e sol!

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *