1. Artigos & Dicas
  2. Treino & Saúde

5 MOTIVOS PARA FAZER O BIKE FIT

O bike fit é um procedimento de ajuste holístico com o objetivo de proporcionar o maior conforto e performance possível. Grandes ganhos em termos de performance são, muitas vezes,  uma questão de pequenos ajustes à bicicleta. Abaixo, descrevemos alguns aspectos do Bike Fit para esclarecer o procedimento e seus frutos para o ciclista.

1 – Muito além do tamanho do quadro

O fit vai muito além da escolha do tamanho do quadro. O treinador que fará o fit da sua bicicleta avaliará sua postura e flexibilidade, além de ajustar o posicionamento dos pés, altura do selim e posicionamento do guidão. Uma diferencia de milímetros no lugar correto pode transformar a experiência de pedalar, melhorando a transferencia de potência para o sustêm mecânico, permitindo que você pedale mais e por mais tempo. Outro benefício é a prevenção de lesões em decorrência do esforço repetitivo

2 – Análise e técnologia

Por meio da análise  de vídeos ou do uso do dinamômetro de ciclismo, o treinador ajusta a bicicleta, desde a roda traseira até a frontal. O ajuste do selim é fundamental. A largura e ângulo corretos permitem que o passeio seja confortável.

3 – Prevenção de lesões

A posição dos sapatos nos pedais é o próximo passo. O formato e tamanho do solado dos pés determina a posição da presilha, que é um dos ajustes mais importantes quanto à prevenção de lesões e inflamações musculares ou tendinite.

4 – Tudo em sincronia

O alinhamento do calcanhar, quadril e joelho é testado por meio de um equipamento a laser, que previne o desenvolvimento de assimetrias musculares e lesões, atém de um aumento significativo no rendimento da pedalada.

5 – Comforto x performance

O posicionamento e tamanho do guidão são determinados em função da largura dos ombros, flexibilidade e tamanho dos braços. O ajuste de altura também é considerado, dado que uma postura mais vertical é benéfica ao conforto e resistência do ciclista, porém detrimento à velocidade.

O bike fit é um procedimento que toma tempo e disposição, porém, que também retorna grandes resultados em performance e conforto, proporcionando uma postura e interação com a bicicleta mais segura. O bike fit é capaz de solucionar problemas de inflamações e desconfortos causados pela má prática ciclística e, ao mesmo tempo, proporcionar maior rendimento nos treinos.

Comments to: 5 MOTIVOS PARA FAZER O BIKE FIT

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *