Bike Registrada, um projeto que visa promover o uso da bicicleta e a segurança do ciclista, você acessa o site, fornece seus dados e registra o número de série da sua bike, nele também é possível fazer uma consulta para saber sua procedência, o projeto tem os seguintes objetivos:
– Inibir o roubo de bicicletas;
– Dificultar a comercialização de bicicletas roubadas; e
– Auxiliar na recuperação de bicicletas roubadas.
O registro e consulta de bikes, você faz gratuitamente, recentemente o site criou um produto, um selo que custa R$29,99 você cola ele no quadro e “proteje sua bike de forma inteligente” o selo é metálico e de acordo com o site não é fácil de retirar.
OPINIÃO
Apenas o selo do Bike Registrada não vai inibir os roubos de bicicleta, sabemos disso na prática quando o assunto são os veículos automotores, se essa ideia funcionasse nenhum carro ou moto seriam roubados no país, afinal temos o Detran registrando e fiscalizando.
O site registra apenas o quadro, todos seus componentes são facilmente desmontados e vendidos separadamente, sabemos que esse é o maior problema no roubo de bicicletas, muitas vezes o quadro vale menos que o restante da bike.
O que existe no país é um mercado paralelo de peças roubadas, muitas pessoas compram sabendo que é roubado. #FATO.
FALHAS DE SEGURANÇA
O selo é uma maneira fácil do comprador identificar e contactar o “possível dono” da bicicleta, digo “possível dono” pois qualquer um pode registrar uma bicicleta pelo sistema, basta ter acesso ao número de série, dessa maneira o próprio ladrão/receptador pode fazer o registro.
O site deveria aumentar sua segurança, solicitando os dados da nota fiscal por exemplo, mas aplicar essa regra iria diminuir muito o número de usuários cadastrados no site, mais iria aumentar muito a segurança dos dados.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A maneira mais inteligente de proteger sua bicicleta é ficar atento aos locais que pedala, fazer o seguro do seu bem e guardando sua nota fiscal. O registro da bicicleta no site é simples e prático, além disso existe a opção de comprar um selo, registrando você complica um pouco a revenda da bike. Temos que apoiar qualquer projeto ligado as 2 rodas, considero uma ótima iniciativa, mas necessita melhorar em alguns pontos.
11
Alex
Não concordo! Acho que e esse projeto pode sim ajudar e muito a diminuir o cenário de bikes roubadas no Brasil. Já morei fora do Brasil e isso funciona muito bem lá fora, pois é uma mudança de cultura e as pessoas precisam usar em prol da população. Então respeito a sua opinião mas acho que estão enganados. Claro que com a nossa ajuda o projeto vai melhorar cada vez mais e em relação a NF, a maioria das pessoas não tem as suas notas. Valeu!
admin
“Considero uma ótima iniciativa, mas necessita melhorar em alguns pontos.” Está escrito no texto.
Alex, qual parte você não concorda? Em qual parte do texto exatamente estamos enganados?
Roger Rodrigues
Apoio qualquer iniciativa que ajude a proteger meu pedal por isso também tenho minha bike registrada, entendo que não é um selo que impede o roubo de uma bike e sim a mudança de cultura dos ciclistas em saber a procedência da bicicleta e suas peças. Por isso acredito muito no projeto do Bike Registrada aonde posso saber o histórico da bicicleta e do seu dono. Gosto de pensar que se alguém fosse escolher entre roubar uma bicicleta registrada ou uma sem registro provavelmente a minha seria menos visada e isso se aplica a venda também, imagine entre comprar uma bike registrada e outra sem registro qual me daria mais segurança?
admin
Roger, o que faz você pensar que a sua bike seria menos visada? Não se engane, o ladrão não vai deixar de roubar uma bicicleta apenas por ela ter o selo.
O mercado de peças roubadas é infinitamente maior que o de bicicletas, é muito mais simples vender um câmbio traseiro e enviar para outros estados do que enviar uma bicicleta inteira concorda?
Adilson
Acho que o rapaz que escreve no bike dica não entendeu o serviço do bike registrada.
admin
O espaço está aberto para você explicar melhor como funciona Adilson. Pontuamos o que deveria melhorar no serviço, essa é nossa opinião, a sua ainda não sabemos.
Alexandre Leonardo
Imagine o contrário, se nenhum carro fosse registrado, o roubo seria muito maior. Pelo simples motivo de poder arrombar e entrar em qualquer carro na esquina, e ninguém poder provar que eu roubei. Não tem registro.
Mais de 90% das bicicletas apreendidas pela polícia estão inteiras, com o número de série intacto e não desmontadas, como foi citado na opinião. Para comprovar essa questão, faça uma pesquisa simples no google e veja a realidade. (Bicicletas apreendidas)
O fato do ladrão registar uma bicicleta que ele roubou, facicita o trabalho da polícia. É só o proprietário procurar a delegacia mais próxima, informa os dados do ladrão que registrou a bike. Deixe o resto do trabalho com a políca…
Mesmo que o selo seja arrancado da bike ou que ela seja pintada de outra cor, a consulta continuará funcionando pelo número de série do quadro. Ou seja, a políca, as loja e o ciclista terão informações sobre o status da cicicleta, se está roubada ou não.
admin
Alexandre, obrigado pelo contato e principalmente por expressar sua opinião.
“Imagine o contrário, se nenhum carro fosse registrado, o roubo seria muito maior…”
O registro veicular existe para proteger o cidadão ou para arrecadar impostos? Os números de roubos de veículos só crescem, o simples registro junto ao DETRAN não inibe, é apenas um papel, no DF apenas em Janeiro ocorreu um roubo de veículo a cada 40 minutos. Ou seja…
“Mais de 90% das bicicletas apreendidas pela polícia estão inteiras…”
– Concordamos, em nenhum momento o texto diz o contrário. O registro contribui na localização da bike. Devemos separar o “facilitar a localização” de “Inibir roubos”, essa segunda abordagem é errada e gera confusão, inclusive entre os usuário do Bike Registrada, muitos perguntam se o serviço se trata de um GPS.
“O fato do ladrão registar uma bicicleta que ele roubou, facilita o trabalho da polícia…”
– É uma falha do site permitir que qualquer pessoa faça o registro do produto portando apenas o número de série da bicicleta. Se por acaso você publicar fotos do número de série da bike, qualquer pessoa pode acessar o site e registrar gerando no mínimo um desconforto.
Veja bem, estamos sendo pontuais, o serviço é bom e relevante, mas como tudo, não é perfeito. Já recebemos email’s e comentários questionando nossa opinião, inclusive o próprio Bike Registrada ofereceu um selo para nós (Mas não enviaram). Não temos nada contra o serviço, muito pelo contrário, apenas não concordamos em alguns pontos.
Obrigado Alexandre.
andre
acho que o bike registada de fato ajuda na questão do roubo de bikes, pode não impedir o roubo mais pode ajudar a dentificar o proprietário,e saber em caso de compra se a bike não é roubada,além do auxilio na possível recuperação,acho que deveria ser obrigatório o registro de uma nota fiscal pois o ladrão pode ate registar a bike que roubou mais não pode mostrar a nota fiscal,para ficar mais seguro deveria haver algo como um chip para localizar a bike em caso de furto
admin
Exato André, acredito que a solução ainda deve chegar a ser mais segura e eficaz.
William
Acredito que todas as iniciativas são válidas pois não existe uma única solução. Infelizmente, assim como o registro da Bike, o seguro não inibe ou protege o proprietário contra o roubo da Bike. São medidas paliativas que não atacam a causa: apenas tratam os “sintomas”.
A prevenção está na atitude do proprietário e, principalmente, numa ação melhor dos órgãos competentes: A Polícia e a Secretaria de Segurança Pública de cada Cidade ou Estado.
Os comentários do site são pertinentes. Acredito que além dos cometários e críticas acima fica a garantia que a Iniciativa é SÉRIA e PODE AUXILIAR NO COMBATE A COMERCIALIZAÇÃO DE BIKES ROUBADAS, Correto?