Skip to content Skip to footer

Temporada Santander Brasil Ride 2022 inicia na Serra do Espinhaço (MG)

Primeiro evento do ano acontece de 19 a 23 de abril, no município de Conceição do Mato Dentro, capital mineira do ecoturismo

O Santander Brasil Ride está na contagem regressiva para o início da temporada 2022. E nada melhor que começar mais esta jornada do mountain bike em um dos mais belos cenários do País: a Serra do Espinhaço, localizada em Conceição do Mato Dentro (MG). Durante cinco dias (19 a 23 de abril), atletas profissionais e amadores do Brasil e exterior enfrentarão 210 km de trilhas de terra com 5.730 metros de altimetria acumulada. A prova faz parte do calendário mundial da UCI – União Ciclística Internacional.

“Começamos a parceria com o Brasil Ride no ano passado, e estamos muito felizes por seguir avançando nesse projeto, que é referência do mountain bike nacional. Essa é mais uma das nossas iniciativas de apoio a esse esporte tão democrático e popular em todo o mundo. Seja nas trilhas, estradas ou ruas, milhões de brasileiros usam suas bicicletas diariamente como meio de transporte, para fazer um exercício físico ou simplesmente para ter um momento de lazer”, diz Patricia Audi, vice-presidente do Santander Brasil.

Entre os participantes confirmados estão o português Tiago Ferreira – campeão mundial e bicampeão europeu de mountain bike na modalidade Maratona (XCM), que faz dupla com o espanhol Miguel Munhoz (equipe DMT Racing Team). O tcheco Jaroslav Kulhavý, campeão olímpico em Londres-2012, fará dupla com o compatriota Marek Rauchfuss (Ceska Sporitelna – Accolade 1). A dupla brasileira Sherman Trezza/Lukas Kaufmann (Hoffmann Racing Pedalsport) também marca presença, defendendo o título conquistado no Espinhaço em 2021.

A etapa de abertura (prólogo) reserva 16,5 km, com 385m de altimetria. O segundo dia serão mais 50,6km, com 1.201m de altimetria. A terceira etapa será a mais desafiadora, com 83,2 km e 2.321m de altimetria. O penúltimo dia será reservado ao XCO, em um circuito de 5,3 km, totalizando 26,2 km e 772 m de altimetria. A decisão, no dia 23, terá 33,5 km e 1.053 m de altimetria total.

Também no último dia do evento acontece a Maratona Cipó, uma prova única com percurso de 53,6 km e 1.720 m de altimetria acumulada na sua prova principal. Quem optar por um desafio menos intenso, pode se inscrever na categoria Tour, com 16,5 km de extensão e 470 m de desnível altimétrico, criada justamente para incentivar a prática de ciclismo aos iniciantes.

“Encerramos a temporada passada no Espinhaço e agora temos o prazer de voltar para a abertura do Tour 22 neste cenário natural espetacular e que torna essa experiência única. Uma abertura de temporada que tem tudo para atender as expectativas dos nossos atletas e que reserva outras boas novidades ao longo deste ano”, comenta Mario Roma, fundador da Santander Brasil Ride.

Além do Espinhaço, o Santander Brasil Ride 2022 ainda reserva provas em Pardinho e Botucatu (SP); e o tradicional Santander Brasil Ride Arraial d’Ajuda (BA), maior evento de mountain bike premium do mundo. Entre as novidades do calendário estão o retorno de Linhares (ES) e a estreia de Bonito (MS).

Reserva natural

Com pouco mais de 17 mil habitantes, Conceição do Mato Dentro é considerada a “capital mineira do ecoturismo”. O município integra os circuitos Estrada Real e Serra do Cipó, com enorme potencial turístico.

Entre os atrativos naturais mais visitados, está a Cachoeira do Tabuleiro – a mais alta de Minas Gerais e a terceira do Brasil -, com 273m de queda livre e eleita, por duas vezes consecutivas pelo Guia 4 Rodas, como a mais bela do Brasil.

Tal condição teve reconhecimento em âmbito internacional, tendo sido declarada como reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2005.

Maior premiação do ciclismo nacional

A Santander Brasil Ride Espinhaço reserva mais de R$ 140 mil em dinheiro, consolidando-se como a maior premiação do Brasil na história do MTB nacional. Seguindo os padrões do circuito da Santander Brasil Ride, mulheres e homens terão novamente premiação igual na prova.

Inscrições

As inscrições para o Santander Brasil Ride podem ser feitas acessando o site: brasilride.com.br. Os primeiros 50 Clientes Santander têm 5% de desconto na pré-venda das inscrições (não válido para Brasil Ride Bahia e Brasil Ride Espinhaço).

Santander Brasil Ride Espinhaço: http://www.brasilride.com.br/press/prova/Brasil_Ride_Espinhaco_2022

Maratona Cipó:  http://www.brasilride.com.br/press/prova/MARATONA_CIPO_2022 

Patrocínio e apoio

O Santander Brasil Ride Espinhaço tem os patrocínios do Santander, Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro, Anglo American, Specialized, Shimano, Garmim e Squirt, Unidas, HB, Red Bull. Conta ainda com os apoios da Full Gas, Spot, Thule e Instituto Brasil Ride.

CALENDÁRIO TOUR SANTANDER BRASIL RIDE 2022

Santander Brasil Ride Espinhaço
Data: 19 a 23/04
Local: Conceição do Mato Dentro / MG

Santander Maratona Cipó
Data: 23/04
Local: Conceição do Mato Dentro / MG

Santander Road Brasil Ride
Data: 12/06
Local: Pardinho / SP

Santander Festival Brasil Ride – Warm Up
Data: 16 a 18/06
Local: Botucatu / SP

Santander Warm Up Linhares / ES
Data: 31/07
Local: Linhares / ES

Santander Warm Up Bonito / MS
Data: 10 a 11/09
Local: Bonito / MS

Santander Brasil Ride Bahia
Data: 23 a 29/10
Local: Arraial d’Ajuda – Guaratinga / BA

Santander Maratona dos Descobrimentos
Data: 29/10
Local: Arraial d’Ajuda / BA

Ultra Trail Run 70k
Data: 10/12
Local: Botucatu / SP

Santander Diverge Gravel Race
Data: 11/12
Local: Botucatu / SP

Santander – Esportes e Atividades Físicas

O Santander reforça e mantém a estratégia e o posicionamento da empresa em apoiar a prática de atividades físicas e esportivas.

Em 2021, o Banco anunciou uma série de atividades e iniciativas conectadas ao ciclismo, incluindo a criação de produtos especializados, investimento em ciclovias e patrocínio ao atleta olímpico de Mountain Bike, Henrique Avancini, além dos naming rights da Santander Brasil Ride e L’Étape Santander.

A empresa ainda possui os direitos sob o nome do Santander Track&Field Run Series, maior circuito de corridas de rua da América Latina, com etapas por todas as regiões do Brasil.

No futebol, o Santander é o principal patrocinador da CONMEBOL Libertadores, maior torneio de clubes das Américas, e também tem os direitos sob o nome da La Liga, o campeonato espanhol de futebol.

As iniciativas do Banco ainda incluem mais de 350 estações de ginástica e alongamento ao ar livre, algumas com acessibilidade e espaço destinado a pessoas com deficiência. As capitais contempladas com as estações são São Paulo (165) e Rio de Janeiro (107).

O Santander Brasil é um dos bancos que mais investe na expansão das energias renováveis. Líder em crédito para energia solar e com um portfólio completo de financiamentos para geração de energia renovável, redução de emissões de carbono e de consumo de água e energia, o banco também assumiu o compromisso de zerar sua emissão líquida de carbono até 2050.

Deixe um comentário

SOBRE NÓS

Bike Dica é um site feito para nós ciclistas, nosso objetivo é compartilhar essas informações, incentivando o uso da bicicleta através do nosso conteúdo.

Para cada texto produzido há um trabalho de pesquisa e análise, para trazer uma informação segura e confiável ao leitor.

REDES SOCIAIS

CONTATO

Para mais informações, parcerias ou simplesmentes bater um papo entre em contato  clicando aqui.

© 2022 Bike Dica – www.bikedica.com.br