13 de setembro de 2013 Comentários (0) Treino & Saúde

Bicicleta para saúde

Bicicleta é um exercício completo, o uso da bicicleta não só deve ser permitido como estimulado para todas as idades. Além de ser um excelente meio de transporte, andar de bicicleta ajuda a desenvolver o equilíbrio, melhora a coordenação motora e ajuda a criança a se socializar.

Em tempos em que a obesidade é uma ameaça real para crianças e adolescentes, este esporte pode trazer grandes benefícios para a saúde. Para isto, nos primeiros momentos, é essencial o acompanhamento dos pais para que o aprendizado seja feito de forma segura e divertida.

Confira o estudo realizado pelo professor Lars Bo Andersen, da University of Southern Denmark.

A Dinamarca é um dos três países da Europa onde a bicicleta é largamente utilizada, tanto para transporte, lazer ou prática esportiva. Segundo Andersen, tanto pobres quanto ricos se locomovem através dela. A Universidade do Sul da Dinamarca fez uma um estudo longitudinal misto que analisou os benefícios de pedalar na saúde de adultos e crianças. Um grupo de crianças foi acompanhado durante seis anos. Esse grupo subdividia-se em três: os que iam a pé para a escola, os que pedalavam e os que eram levados de carro. Para acompanhar a aptidão cardiovascular dos jovens, foi utilizado um aparelho chamado acelerômetro e também um GPS, que informava o trajeto que faziam até o colégio.

No final do período, chegou-se à conclusão que as crianças que iam para a escola de modo ativo (a pé ou de bicicleta) eram mais aptas fisicamente durante todo o dia do que as crianças que iam de modo passivo (de carro), não somente no trajeto até a instituição de ensino. Também ficou provado que as crianças que durante a pesquisa trocaram o modo passivo pelo modo ativo melhoraram em 8% sua aptidão física. Além disso, a análise mostrou que crianças que pedalam têm metade do risco de adquirir sobrepeso que uma criança inativa possui.

O dado mais interessante revelado pelo estudo foi: se uma pessoa começa a pedalar aos 30 anos, ganha seis anos de vida. Se começa a pedalar aos 60, ganha quatro anos de vida. Se começa a pedalar somente aos 75, ainda ganha dois anos de vida.

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