20 de fevereiro de 2020 Comentários (0) Artigos & Dicas, Cicloturismo

E-BOOK GRÁTIS TEM DETALHES SOBRE 11 TRAVESSIAS NO BRASIL

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é um órgão ambiental controlado pelo governo e responsável pelo cuidado, manejo e proteção de unidades de conservação e Parques Nacionais espalhados por todo o Brasil. Em 2017, quando comemorava dez anos de existência, a organização decidiu comemorar sua primeira década criando um guia de trekking com detalhes de 11 travessias incríveis no Brasil, mas que ainda não são tão populares entre os brasileiros.

O material virou um e-book (Travessias – Uma aventura pelos parques nacionais) e também um divisor de água na história do ICMBio. Conforme descrito na publicação, o intuito deste material e das estratégias desenvolvidas a partir dele é proporcionar mais estrutura e incentivar os brasileiros e os turistas a desfrutarem das trilhas de média e longa distância dentro das áreas nacionais de conservação.

Para se ter noção de como o potencial do Brasil ainda é pouco explorado, o ICMBio traz dados estrangeiros e compara a situação dos outros países com a nacional. No EUA, por exemplo, apenas no ano de 2013, 12% da população (aproximadamente 35 milhões de pessoas) saíram de suas casas para fazer alguma trilha. Desse total, 9 milhões de pessoas fizeram alguma travessia que incluiu pernoite. No mesmo ano, apenas 6,4 milhões de pessoas visitaram os parques brasileiros.

Para que seja possível mudar essa situação, portanto, o ICMBio lançou o guia com o detalhamento de 11 travessias nacionais, além de outras campanhas de incentivo e parcerias privadas e com a sociedade civil. Um dos projetos contempla, por exemplo, a padronização na demarcação das trilhas, além da meta de que todas as unidades de conservação tenham, pelo menos, 10 km de trilhas demarcadas para receber visitantes com segurança. Outro fator importante é a preocupação em conectar as trilhas, tornando-as mais atrativas e próximas da população e utilizando-as como corredores que conectam diferentes paisagens e contribuem para a conservação.

No e-book disponível gratuitamente estão os detalhes sobre 11 travessias incríveis, mas pouco conhecidas do Brasil. A lista inclui: Travessia das Sete Quedas, Travessia dos Lençóis Maranhenses, Travessia da Casa do Morro, Travessia Alto Palácio x Serra dos Alves, Trilha Chico Mendes, Travessia Capão x Lençóis, Travessia da Serra Negra, A Volta à Ilha, Trilha Transcarioca, Travessia Petrópolis x Teresópolis e Trilha Sucupira.

Para acessar o e-book completo, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *