1. Bike do Dia
  2. Notícias
  3. Novidades

Campagnolo Ekar, o grupo de 13 velocidades feito para Gravel Bikes!

O desenvolvimento do novo grupo Ekar de Campagnolo não foi exatamente um segredo, mas hoje finalmente foi revelado, e os detalhes são realmente bastante interessantes. O novo grupo utiliza um grupo mecânico de 13 velocidades, com a relação de 1×13 que foi desenvolvido especificamente para as gravel bikes. Este grupo também é bastante leve e econômico para os padrões gringos, para os Brazucas já sabemos como vai ser.

É este o renascimento que os fãs do Campagnolo estavam esperando? Pode ser que sim!

Monte Ekar é uma montanha localizada em Vicenza na Itália, próxima a sede da Campagnolo, tem elevação máxima de 1364 metros, conhecida como a casa do cascalho italiano.

DESTAQUES

  • O que é: o primeiro grupo mecânico 1×13 da Campagnolo, projetado especificamente para Gravel e Endurance.
  • Características: Construção de cassete de aço usinado CNC, virabrequins de fibra de carbono unidirecional moldado, formas de alavanca Ergopower atualizadas, combinações de múltiplas relações de transmissão.
  • Peso: 2.385 gramas (reivindicado, com cassete 9-36T)
  • Preço: US $ 1.764 / AU $ TBC / £ 1.449 / € 1.696 / R$ ? 😱
  • Pontos positivos: Excelente faixa total de marchas, razão de saltos razoável, largura de apoio do pedal estreita, ergonomia de controle aprimorada, peso leve.
  • Pontos negativos: Atrito no trem de força, confiabilidade não comprovada, mais um novo design de suporte inferior.

O Ekar é construído em torno de três tipos de cassetes diferentes com 13 velocidades: 9-36T, 9-42T e 10-44T.

9-36T – é voltado principalmente para ciclistas de endurance que desejam a simplicidade de uma configuração 1x, mas não querem abrir mão do alcance total. Em comparação com um sistema de transmissão 2x convencional, a extensão desse cassete 9-36T é quase exatamente o mesmo que operar um pedivela compacto de 50/34T com um cassete 11-30T, mas em uma configuração mecânica muito mais simples que também elimina um monte de combinações de engrenagens redundantes.

9-42T – fica na outra extremidade com a faixa mais ampla da família Ekar, chegando perto de combinar uma configuração Shimano GRX 800 2x com seu pedivela 48/31T e cassete 11-34T. O 9-42T fica bem aquém do range oferecido pelo mais recente cassete Eagle 10-52T de 12 velocidades da SRAM , mas com um alcance total menor e uma engrenagem extra no meio, a proporção média de saltos é substancialmente menor, especialmente na extremidade superior onde os pilotos são geralmente mais sensíveis a grandes mudanças na cadência.

10-44T – No meio, entretanto, está o 10-44T. Qualquer que seja o caminho que você vá, o cassete obviamente define o alcance total do trem de força, mas o lançamento real – a distância que a roda traseira percorre com uma única volta do pedivela – dependerá de qual coroa você escolheu. Campagnolo oferecerá apenas quatro por enquanto – 38, 40, 42 ou 44T – cada um com perfis sutis de dentes estreitos para ajudar a manter a corrente presa em terrenos acidentados.

GALERIA DE IMAGENS

Comments to: Campagnolo Ekar, o grupo de 13 velocidades feito para Gravel Bikes!

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *