1. Artigos & Dicas

5 passos para você deixar sua bike sempre limpa

Uma bicicleta funciona melhor, tem maior durabilidade e é muito mais bonita quando está limpa, certo? Lavar sua bike da maneira correta torna a experiência de pedalar mais completa e a longo prazo seu bolso vai agradecer e embora seja tentador chegar de um pedal e simplesmente deixar sua bike suja até sua próxima pedalada, o prejuízo pode ser grande.

Pode ser um MTB, Speed ou Urbana, não importa o tipo de bicicleta, qualquer acúmulo de sujeira vai desgastar suas peças, por isso é importante deixar sua bike limpa após um passeio cheio de lama ou poeira. Veja abaixo como limpar sua bicicleta em apenas 5 passos:

O que você precisa:

Fonte de água: Um balde ou mangueira de jardim. Um jato de pressão pode ser usado, mais não é o ideal, pois com a pressão a sujeira pode passar pelas vedações e danificar os rolamentos ou buchas.

Escovas: Várias marcas oferecem um “kit de escovas de lavagem de bicicletas” com escovas para as várias aplicações, mas se você não tiver um kit como esse, um par de escovas de dente e uma escova velha para o pó vai ajudar a executar o trabalho.

Desengordurante: Algum tipo de desengordurante, facilita bastante a limpeza, você pode usar um VEJA, CIF ou MR. MÚSCULO, *mas nunca compre a versão limão* ela pode manchar algumas peças de metal.

Para depois da lavagem: Lubrificante de corrente, pano macio.

Etapa 1: Limpar a relação

Comece sempre pela limpeza da corrente e do câmbio.

Se você tiver um dispositivo de limpeza da corrente, use-o para limpar a corrente, mas, se não tiver, você simplesmente terá que aplicar o desengraxante e usar uma escova, o mesmo vale para o câmbio traseiro e dianteiro.

Certifique-se de ter uma escova específica para sua transmissão, e não a utilize em nenhuma outra parte da bicicleta, particularmente nos freios – caso a sujeira de graxa da relação entre em contato com as pastilas do freio, com certeza as pastilhas irão estragar.

Etapa 2: Limpe os discos de freio

Na realidade, o ideal seria nem mexer nos discos de freio, no entanto, caso alguma sujeira esteja atrapalhando na frenagem, utilize de um pano macio, de preferência o mais limpo possível.

Vale ressaltar que tocar os discos de freio também pode ser prejudicial.

Pulverize algum desengordurante em uma toalha de papel limpa e limpe ao redor do disco.

Etapa 3: Lavando o quadro


Passe detergente nas àreas com mais sujeira, a lama principalmente quando seca, forma crostas de sujeira que podem ser difíceis de tirar normalmente.

Enxague a bike usando uma mangueira, tenha cuidado caso você estiver usando um jato de lavagem.

Utilize uma esponja para molhar e remover a maior parte da lama e da sujeira que se acumulou.

Passo 4: Secar

Secar sua bike é uma parte muito importante do processo de limpeza. Retire o excesso de água das peças da bike, após isso, utilize de uma cera para limpeza, ou spray, para deixar sua bike brilhando e proteger a pintura de arranhões superficiais, também reduzindo a quantidade de sujeira que vai se acumular no seu quadro.

Passo 5: Lubrificação

Aplique lubrificante na corrente enquanto gira os pedais. Preste atenção às recomendações do fabricante porque é muito fácil exagerar com o lubrificante.

Se você não tiver um tripé como suporte, então vai precisar girar os pedais para trás. Use um lubrificante no câmbio tomando extremo cuidado para evitar as superfícies de frenagem, especialmente os discos de freios, que podem ser infectados.

Comments to: 5 passos para você deixar sua bike sempre limpa

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *