1. Artigos & Dicas

Dicas para identificar Trombas d’água em Cachoeiras!

Trombas d’água – ou cabeças d’água – costumam ocorrer quando chove na cabeceira (nascente) de um rio, ampliando rapidamente seu fluxo. O nível das águas pode subir vários metros em poucos segundos, como uma espécie de tsunami dos rios. As chances de ocorrência aumentam no período chuvoso.

1. Surgimento de detritos e mudança da qualidade da água

Enquanto estiver próximo da água, ou próximo dela, se atente sempre para a quantidade de folhas ou galhos que surgem, e também para a transparência da mesma. Essa é uma dica muito boa pois, em muitos casos de acidentes em corpos d’água vítimas relatam que a qualidade da água mudou, isso acontece pois a movimentação agressiva da Tromba d’água traz material organico presente no beira-rio, ou seja, serve como um bom alerta natural.

2. Som alto e diferente vindo da parte alta do rio

Essa dica é muito importante! A movimentação da água gera mudanças no som da queda, quanto maior o volume mais grave e irregular o som se torna.

3. Variações no volume e na força da água

Ao chegar na cachoeira procure referências visuais como pedras e árvores. Observe-as com frequência, marcar o volume da água é extremamente relevante pois qualquer variação dele pode indicar uma tromba d’agua eminente.

4. Se informe

Portanto, procure informações com residentes e pessoas que conhecem o local para saber sobre a frequência de acidentes; Sempre evite ir para cachoeiras em períodos chuvosos, o risco é muito elevado nessas épocas.

 

Para concluir, não deixe de aproveitar banhos de rios e de cachoeiras, mas esteja sempre atento da possibilidade de tromba d’água e dos riscos que o fenômeno envolve para não ser surpreendido pelas correntezas!

 

Comments to: Dicas para identificar Trombas d’água em Cachoeiras!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *