Skip to content Skip to footer

Quem foi Claudio Clarindo?

O esporte cria grandes personagens, alguns ídolos maravilhosos e diferenciados que tornam-se referência em sua atividade. É o caso de Claudio Clarindo, um ciclista único, que completou cinco vezes a RAAM, considerada uma das provas mais difíceis do mundo. Clarindo não era apenas um atleta exemplar e que marcou seu nome na história. Era, antes de tudo, um ser humano especial, dispost sempre a ajudar a todos com seu brilho e carisma. Por uma daquelas armadilhas do destino, um motorista desavisado (para dizer o mínimo), cortou a trajetória tão bonita do Clarindo em um treino na Rio-Santos. Mas seus feitos vão continuar na memória dos seus amigos e de todos aqueles que acompanham em gostam do ciclismo. Saudade Clarindo…

QUEM?

Talvez você não tenha ouvido falar dele… Em Janeiro de 2016, aos 38 anos de idade, no auge de sua forma física e após ter disputado a Race Across America, o ciclista Claudio Clarindo foi atropelado e morto na Rodovia Rio-Santos enquanto treinava para competições de ciclismo de longa distância.

NEVE + MONTANHA + CHUVA + DESERTO + VENTO…

Clarindo foi um ciclista de Endurance, ou seja, daqueles que praticam e disputam provas de alta resistência. Ele era um dos melhores ultra ciclistas do mundo, um dos únicos a completar por cinco vezes a mundialmente famosa prova de longa distância, a Race Across America. A RAAM, como também é conhecida, é talvez a competição mais dura do mundo e a prova mais almejada por ciclistas do mundo todo que querem testar seus limites:

  • São mais de 5.000 Km de distância a serem pedalados em etapa única
  • Ela cruza os Estados Unidos de costa a costa, de Oceanside Califórnia até Annapolis em Maryland
  • A prova é disputada no verão
  • Atravessa diversos tipos de regiões: desertos, altas montanhas e retas intermináveis
  • Clima totalmente variado com calor extremo, chuva, neve, vendavais

PARCERIA DE SUCESSO

Em 2011 a Shimano iniciou uma relação repleta de bons projetos, cumplicidade e de excelentes resultados com o ultra ciclista. Nesse ano ele quebrou o recorde latino-americano de distância pedalada em 24h no Velódromo do Rio de Janeiro. No ano seguinte, o atleta se tornou embaixador da Shimano, competindo a Race Across America com o novo grupo Shimano Dura Ace Di2 de mudança de marchas eletrônico. Veja o vídeo com depoimento do atleta logo após a prova de 2012:

A 5ª VEZ É SEMPRE A MAIS DIFÍCIL

Em 2016, o ultra ciclista realizou sua 5ª participação na Race Across America, sendo considerada por ele como a mais difícil de todas. Com o feito, Clarindo entrou para o Hall Of Fame da RAAM, tendo seu nome gravado na história da competição. Segundo o ultraciclista, das cinco participações, a deste ano foi a mais difícil, tanto pelas condições climáticas extremas encontradas em alguns pontos quanto por problemas estruturais. Como o tempo limite para completar a prova é de 12 dias – ou 288 horas – Clarindo precisou acelerar nos últimos 130 km, pedalando a uma velocidade média de 40 km/h, muito superior à velocidade média desenvolvida por ele no circuito inteiro, de 16,8 km/h. O atleta percorreu uma média de 405 km por dia.

Além de um exemplo de superação e de garra do atleta brasileiro, Clarindo era um ativista da bicicleta, motivando e inspirando pessoas em todo o Brasil a adotarem um modo de vida mais saudável ao utilizar mais a bicicleta em seus deslocamentos diários. Neste projeto chamado ‘Desafio 600K’, Claudio Clarindo pedalou do Rio de Janeiro a São Paulo em menos de 24h para promover a mobilidade urbana por meio da bicicleta e chamar atenção aos atletas do ciclismo. Confira o vídeo ‘Desafio 600K’ neste Link:

A MEMÓRIA E O LEGADO

Para homenagear o mestre Clarindo, um grupo de 10 ciclistas sairá de Miguel Pereira, Rio de Janeiro no dia 27 de janeiro em direção à Ghost Bike do Clarindo em Santos, com chegada prevista para dia 30 de janeiro.

Essa pedalada será acompanhada pelas mídias sociais da Shimano em tempo real com vídeos, entrevistas e posts.

CLARINDO NÃO FOI EM VÃO

O ultra ciclista que inspirou tantos outros ciclistas, o atleta que fazia palestras em escolas públicas, o ativista que promovia a bicicleta e o Embaixador que honrava a marca, não partiu em vão. Se você quer saber mais sobre o Clarindo e ajudar a manter vivo seu legado, confira conteúdo inédito sobre a pedalada e materiais exclusivos aqui no website e nas mídias sociais da Shimano durante a próxima semana, no período de aniversário da sua morte.

Acompanhe em:

www.shimanofest.com.br

Instagram @shimanofest

Instagram @shimanobrasil

Deixe um comentário

SOBRE NÓS

Bike Dica é um site feito para nós ciclistas, nosso objetivo é compartilhar essas informações, incentivando o uso da bicicleta através do nosso conteúdo.

Para cada texto produzido há um trabalho de pesquisa e análise, para trazer uma informação segura e confiável ao leitor.

REDES SOCIAIS

CONTATO

Para mais informações, parcerias ou simplesmentes bater um papo entre em contato  clicando aqui.

© 2022 Bike Dica – www.bikedica.com.br