1. Artigos & Dicas
  2. Treino & Saúde

Exames fundamentais para fazer um check-up anual

 

Para começar o ano bem e com saúde, nada melhor do que realizar um checkup, assim você consegue se prevenir de milhares de doenças e ainda cumprir todas as suas metas nesse novo ano que inicia.

Listamos alguns exames essenciais, que devem ser realizados em todos os anos, tanto para homens quanto para as mulheres:

  • Exame colesterol e triglicerídeos: Principalmente depois dos 40 anos, o exame de sangue para checagem das taxas de colesterol e triglicerídeos devem ser anuais, a fim de contribuir para a prevenção do infarto. Hoje, as doenças do coração fazem mais de 300 mil vítimas ao ano, entre homens e mulheres.
  • Controle da tireoide: Depois dos 30 anos, as mulheres têm três vezes mais chances de desenvolver distúrbios da tireoide, principalmente o hipotireoidismo. Em alguns casos, a paciente começa a notar certa dificuldade em perder peso, queda acentuada de cabelo, enfraquecimento das unhas e maior sonolência. A doença pode ser diagnosticada por um simples exame de sangue em que são realizadas as dosagens dos hormônios tireoidianos T3, T4 e TSH. Entretanto, quando o médico endocrinologista suspeita da presença de nódulos, poderá sugerir a realização de exames complementares, como ultrassonografia, cintilografia ou mesmo uma biópsia. Vale ressaltar que homens também devem fazer o exame quando solicitado pelo médico.
  • Eletrocardiograma: Para quem não tem histórico familiar, pode começar a fazer parte da bateria de exames anuais a partir dos 50 anos. Dependendo das orientações do médico cardiologista.
  • Teste ergométrico: Também chamado de teste de esforço, esse tipo de eletrocardiograma é utilizado como rastreador de alterações do ritmo cardíaco durante o esforço físico, frequentemente associadas à doença arterial coronariana e à angina, uma vez que muitos desses pacientes apresentam resultado normal no eletrocardiograma em repouso.
  • Ecodopplercardiograma: Trata-se de um ultrassom do coração que permite checar a anatomia do órgão, suas dimensões e a função de inúmeras estruturas cardíacas, assim como o fluxo sanguíneo. Com esse exame é possível diagnosticar alterações relacionadas à hipertensão arterial, coronariopatias (artérias), miocardiopatias (músculo cardíaco) e disfunções nas válvulas do coração.
  • Mamografia: Trata-se de um exame que deve ser realizado anualmente por mulheres acima dos 40 anos. Se houver indicação clínica, pacientes de alto risco, com histórico de câncer de mama na família, podem começar a realizar exames preventivos mesmo antes dos 35 anos.
  •  Papanicolau: Independentemente do histórico sexual da paciente, o exame deve ser realizado regularmente a partir dos 18 anos para prevenção do câncer cervical. Depois dos 30 anos, a maior frequência de miomas e de outras doenças relacionadas ao útero e aos ovários pode levar o médico ginecologista a solicitar também a ultrassonografia transvaginal.
  • Exame de glicemia em jejum: Trata-se de um importante exame de sangue que deve ser realizado com o paciente em jejum de pelo menos oito horas. Ao analisar a taxa de açúcar no sangue é possível diagnosticar portadores de diabetes, doença crônica que é tanto melhor administrada quanto mais precocemente diagnosticada.

Ainda não realizou seus exames, procure um de nossos laboratórios e viva com saúde!

Fonte: https://labvital.com.br/exames-fundamentais-para-fazer-um-check-up-anual/

Comments to: Exames fundamentais para fazer um check-up anual

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *