Skip to content Skip to footer

Todos prontos para o Brasil Ride Diverge Gravel Race 2022?

Os eventos de gravel bike vieram para ficar e estão ficando maiores e mais conhecidos a cada dia que passa. Dos mesmos criadores da ultramaratona Brasil Ride, surge o Diverge Gravel Race, prova que é sucesso desde 2019, realizada na cidade de Botucatu, no estado de São Paulo.

Esta foi a primeira competição feita exclusivamente para bikes Gravel no Brasil e é organizada por ninguém menos que Mário Roma, que tem no seu portfolio a realização de provas de várias modalidades (XCO, XCM, 24 Horas, Road, Night Run). Como se já não fosse o suficiente a prova ainda conta com a chancela da Specialized, que é patrocinadora e dá o nome de uma de suas bicicletas ao evento, a Diverge. Tudo isso faz com que a prova tenha um selo de qualidade, testado e aprovado por milhares de ciclistas.

“Na vanguarda dos eventos outdoor, sobretudo o ciclismo, a cidade de Botucatu apresentará essa nova modalidade para os amantes do pedal e seus entusiastas. Será uma corrida desafiadora, percorrendo estradas de cascalho e asfalto. Ao final da disputa, teremos uma cerimônia de premiação única, acompanhada com comidas saborosas e bebidas artesanais”, explica Mario Roma, fundador da Brasil Ride.

Não se trata apenas de uma corrida de bicicleta

A prova se caracteriza pela mistura dos terrenos road/off-road e é especialmente criada para que os amantes do ciclismo possam explorar caminhos diferentes dos tradicionais e desfrutem da sensação de se aventurar fazendo parte de algo especial. É uma celebração do ciclismo com ênfase na diversão e na contemplação.

Mas o que é essa tal Gravel Bike?

Essas bicicletas ganharam força nos últimos anos aqui no Brasil e a sua versatilidade é uma das qualidades que tem feito os ciclistas optarem por esse modelo na hora de investir em uma nova bicicleta. A gravel bike é considerada por muitos ciclistas a modalidade ideal pois ela é projetada para rodar bem em qualquer condição, seja asfalto, estrada de terra batida ou cascalho. A versatilidade é a marca registrada desse tipo de bicicleta.

Uma gravel bike possui configuração semelhante também com a bike de cyclocross, porém com pequenas diferenças. Começando pela geometria, que tem maior distância entre eixos, caixa de direção com ângulo ‘relaxado’, e chainstays compridos. Essas medidas garantem mais conforto e estabilidade a gravel bike, tanto para desenvolver velocidade no asfalto como no cascalho e terra, sem que o ciclista encontre muitas dificuldades.

A maior parte dos modelos das gravel bikes possuem guidão drop bar (bem abertos na área dos manetes de freio), garfo rígido e freios a disco (mecânicos ou hidráulicos). Já os pneus são mais robustos e estão mais próximos da largura que é vista em mountain bikes. Desta forma, sendo mais largos, ele proporcionam mais conforto e maior tração em terrenos de terra, principalmente com pedras soltas.

Como já falamos por aqui, versatilidade é uma das maiores qualidades da gravel bike, mas ela também possui um ótimo custo-benefício, se comparada a uma bicicleta exclusiva para MTB ou estrada.

Elas são bicicletas excelentes para cicloviagens (sendo fácil acomodar bagageiros e alforjes) e ainda oferecem um alto desempenho, muito conforto e diversão.

Foto: Fabio Piva

“A bike de gravel permite que os ciclistas completem distâncias muito longas, como ocorre na road, mas em terrenos que a bicicleta de estrada não vai. Assim, é possível ter grandes percursos, de mais de 100 km, porque a bike supera terrenos arenosos, de cascalho, pedras, e por isso nesta edição estamos com três distâncias distintas. A mais curta, em um circuito de 60 km, para quem está iniciando e tem um bom nicho. Quem é ciclista antigo, e quer fazer distância maiores, temos dois estímulos, de 120 e 180 km. Quem optar pelos percursos maiores, completará duas ou três voltas, respectivamente”, avalia Mario Roma, fundador do Brasil Ride.

Pronto para uma combinação perfeita de corrida e aventura?

Os ciclistas se desafiarão nas estradas de terra da região de Botucatu, na Cuesta Paulista. As largadas e chegadas das três distâncias – 60, 120 e 180 km – serão na arena montada no Celeiro Restaurante com tempo limite de conclusão de até 17:00. Desde o ano passado a prova também conta com a categoria E-Gravel, bicicleta operada com duas fontes de energia, a potência do pedal humano e um motor elétrico. As distâncias e altimetrias são:

180 Km

DISTÂNCIA: 180 Km – ALTIMETRIA: 3.102 m

120 Km

DISTÂNCIA: 120 Km – ALTIMETRIA: 2.068

60 Km

DISTÂNCIA: 60 Km – ALTIMETRIA: 1.034

Foto: Fabio Piva

Feito para os amantes da Gravel

Na Diverge Gravel Race, os amantes do esporte vivenciarão um sábado (10/12) inteiro em clima de happy hour. A tradicional camisa de Finisher, presente na ultramaratona Brasil Ride, será substituída pela caneca de chope, para a confraternização com os amigos e família após o evento. Muita música ao vivo, com o espírito que uma bike gravel oferece.

Inscrições abertas

As inscrições para a Diverge Gravel Race ainda estão abertas e podem ser feitas acessando o site da prova: http://www.brasilride.com.br/press/prova/Brasil_Ride_Gravel_Race. A programação começa na sexta-feira (09/12) com início da entrega dos kits e continua no sábado (10/12), quando a prova será realizada. Abaixo mais informações:

DATA: 10 DE DEZEMBRO DE 2022
CIDADE: Botucatu-SP
LOCAL: Celeiro Restaurante: Rod. Gastão Dal Farra, Km 4 – Demétria
HORA LARGADA: 180 Km=  07 00 am | 120 Km= 08 00 am | 60 Km= 11 00 am

A premiação está prevista para as 19h. Serão oito categorias por idade, além da PNE (Portadores de Necessidades Especiais), que conta com inscrições gratuitas, todas nos gêneros masculino e feminino.

Deixe um comentário