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Vendas de bicicletas no Brasil registraram aumento de 118% em julho

O mercado de bicicletas segue com tendência de alta no Brasil. As vendas registraram um aumento de 118% entre 15 de junho e 15 de julho, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Os dados são da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), obtidos depois de uma pesquisa com 40 associados da entidade. Houve aumento também nos dois meses anteriores: 50% em maio e 19% em junho, também na comparação com o mesmo período em 2019. Os aumentos seguidos em relação às vendas refletem a adesão maior às bicicletas diante da pandemia do novo coronavírus.

O uso das bikes como meio de transporte é uma forma de evitar aglomeração durante a reabertura gradual das cidades brasileiras, fenômeno que já está em curso na Europa.

Segundo a Aliança Bike, o levantamento apontou para o mesmo perfil de consumo da pesquisa de junho. As chamadas “bicicletas de entrada”, com valores para o consumidor final entre R$ 800 e R$ 2 mil, foram as mais escolhidas.

“De acordo com informações de lojistas, o aumento se deu especialmente porque a população procura por soluções para evitar as aglomerações do transporte público. Seguindo, inclusive, recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde). Neste aspecto, a bicicleta é uma excelente opção, pois tem um valor bem mais acessível do que motocicletas e ainda contribui para a saúde e para o meio ambiente, já que não poluem. As pessoas também estão procurando se exercitar de uma forma segura, com distanciamento, e a bicicleta pode proporcionar essa segurança”, explica André Ribeiro, vice-presidente da Aliança Bike.

Por Diego Salgado

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