1. Artigos & Dicas

6 objetivos para você atingir no ano de 2017

Aqui está o nosso “guia” para ajudá-lo a fazer de 2017 seu ano, e finalmente atingir esses objetivos. Fizemos uma lista com 6 objetivos para você cumprir (ou não) em 2017. O mais importante é pedalar muito, assim você vai evoluindo e ajustando seu nível no ciclismo a algum objetivo. E bora pedalar!

Planejamento

Escolha algo que seja importante para você e tente ser o mais objetivo possível. Definir quilometragem mensal específica (ex: 500km/mês), escolher um evento de ciclismo alvo (Audax, Brasil Ride, Iron Biker e etc..), vai torná-lo desafiador e também gratificante. Avalie se seus objetivos de ciclismo são realizáveis, você precisa ser realmente honesto com você mesmo. Você precisa decidir se este é um objetivo que é muito difícil ou muito fácil, e se é um plano que você pode realisticamente cumprir. No final de cada semana fazer uma avaliação do seu progresso para verificar se você está seguindo seu plano e se aproximando de alcançar seu objetivo de ciclismo, pode inclusive, se necessário, contratar um técnico para te acompanhar.

1. Ir de bike para o trabalho

Em vez de ir dirigindo para o trabalho todos os dias, aumentando seu nível de estresse, gastando tempo, combustível e não fazendo absolutamente nada para o seu corpo, você pode estudar a melhor maneira de ir pedalando para seu trabalho, assim você queima calorias, ajuda a salvar o planeta, faz exercícios, economiza e ainda diminui o estresse praticando exercícios.

2. Fazer um Gran Fondo

A maioria dos ciclistas tem os 100km como a primeiro objetivo a ser batido. Nenhum pedal é mais popular, mais gratificante, ou mais prático do que o Gran Fondo, tendo se popularizado ainda mais com a chegada do aplicativo Strava. O Gran Fondo também são infinitamente possíveis de serem executados: qualquer pessoa com um pouco de aptidão, habilidade e principalmente vontade, pode confortavelmente cumprir um pedal com 100km de distância, conquistando um Gran Fondo e colocar ele em seu currículo.

3. Participar de um Brevet

Se você já estiver confortável fazendo seu Gran Fondo, então chegou a hora de pensar em atingir um novo objetivo, aumente a distância de seus treinos e seja bem vindo ao Brevet (mínimo 200 km). Existem eventos com várias distâncias, 200km, 300km, 400km, 600km, 1000km e até 1200km. Mas para começar, o 200k é um objetivo ideal para se alcançar, e para muitos ciclistas, é o brevet mais agradável. Brevets são na sua maioria não competitivos, onde cada ciclista tem de completar a distância dentro de um limite máximo de tempo. Com treinamento regular o brevet é um grande impulso para que você possa atingir outros objetivos no ciclismo. No Brasil o evento deste tipo mais conhecido é o Audax.

4. Participar da sua primeira prova de ciclismo

Se inscrever em sua primeira prova de ciclismo é muitas vezes a parte mais difícil, mas é claramente um grande passo a frente na vida de um ciclista. Antes de tentar pedalar sua primeira corrida, certifique-se de que você tem um bom número de treinos em grupo. Isso vai deixá-lo mais tranquilo ao lado de dezenas de outros ciclistas em alta velocidade. Você vai se familiarizar com o ambiente de uma prova. Seu objetivo em sua primeira corrida no ciclismo não deve ser em vencer a prova. Assista, ande e aprenda. O objetivo deve ser ganhar experiência, sabendo que isso será muito importante para você  no futuro.

5. Faça sua primeira cicloviagem

Imagine em sair de uma cidade para outra pedalando? O cicloturismo não é como as competições, por exemplo, em que se sabe de antemão, com uma boa precisão, o tempo e a distância do percurso a ser cumprido. No cicloturismo, não existem regulamentos então, se você quiser pedalar diariamente 120km em 6 horas ou então 50km em 8 horas, não tem nada que te impeça. As cicloviagens podem ser feitas sozinho, em grupo, com apoio ou sem apoio. Se desloque de uma cidade a outra em cima de sua bike, experimentando essa sensação mágica de autonomia e liberdade.

6. Aprende a fazer reparos básicos da bicicleta

Você já pensou em fazer a própria manutenção em sua bicicletas? Este novo ano pode ser um bom momento para começar. Se você gosta de pedalar, aprenda a fazer sua própria manutenção e reparo, acredite, vai valer a pena o esforço. Isso vai permitir que você conheça a anatomia da bicicleta, e você terá uma melhor compreensão de como manter ela funcionando sem problemas, fugindo dos mecânicos “espertalhões” que existem por ai. O Google é uma ferramenta incrível para aprender.

Conclusão

Lembre-se, grandes realizações acontecem através de uma série de pequenas metas. Esperamos que o seu amor pelo ciclismo aumente e que você possa colocar esses vários quilômetros extras em sua bicicleta. Feliz Ano Novo!

Comments to: 6 objetivos para você atingir no ano de 2017

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *