Skip to content Skip to footer

Como foi o Brasil Ride Bonito 2023: Ciclismo, Natureza e Emoção no Coração do Mato Grosso do Sul

Prova de ciclismo foi realizada em três dias em percursos que mistura as trilhas com a natureza, fauna e flora da região

O Brasil Ride Bonito 2023, realizado durante o feriado da Independência em Bonito, Mato Grosso do Sul, trouxe uma emocionante mistura de aventura e belezas naturais. A prova, em sua segunda edição, reuniu mais de mil ciclistas e proporcionou uma experiência única em um cenário espetacular. Com temperaturas variando de 34 a 17 graus, baixa umidade do ar e ventos fortes, os competidores enfrentaram desafios incríveis.

O feriado prolongado de 7 de setembro teve um impacto positivo na Rota Turística Pantanal- Bonito, que inclui sete municípios associados, resultando em um aumento no fluxo de visitantes e movimentando toda a cadeia produtiva da região.

Bonito, famosa por suas águas cristalinas, cachoeiras e grutas, foi o local perfeito para sediar o Brasil Ride Bonito 2023, combinando a paixão pelo ciclismo com a beleza natural da cidade. Os competidores e espectadores foram brindados com vistas incríveis da fauna e flora local.

Fabio Piva/Alemão Silva – Brasil Ride

Atletas esgotaram as inscrições uma semana antes do prazo e participaram dessa competição por etapas. Destinos como o Eco Park Porto da Ilha e Estrela do Formoso serviram como cenário para as chegadas nos dois primeiros dias de competição. Além das trilhas, o evento ofereceu uma rica experiência gastronômica, com pratos típicos da região, como arroz carreteiro, uma variedade de peixes (destaque para o Pintado na brasa), carne de jacaré e frutas do cerrado, como guavira, pequi, bocaiúva e jaracatiá.

Diversidade de Modalidades

O Brasil Ride é conhecido por ser uma stage race (corrida por etapas). Isso significa que os competidores desfrutaram dos 163 quilômetros em um cenário único, em contato com a natureza, e o percurso pôde ser concluído em três dias. As categorias etárias abrangeram desde a classe juvenil (15 anos) até a máster 2 (mais de 65 anos), nas modalidades mountain bike, gravel e sport. Além disso, houve provas de e-MTB (bicicleta com motor elétrico).

Fabio Piva/Alemão Silva – Brasil Ride

Uma das características marcantes do Brasil Ride Bonito foi a variedade de modalidades oferecidas. A grande novidade foi a pioneira competição por etapas no Brasil na modalidade gravel, onde, durante os três dias de competição, os participantes enfrentaram mais de 130 quilômetros de trilhas pela região. Isso proporcionou desafios únicos e diversão para os ciclistas, tornando o evento ainda mais atrativo.

Não podemos deixar de mencionar as bicicletas elétricas! Nesta edição, as e-bikes ganharam destaque, e, com isso, o desafio também se tornou maior, com quase 140 quilômetros e um acumulado de altimetria de 1500 metros ao longo dos 3 dias de evento.

Para aqueles que planejavam participar de apenas um dia de evento, a organização ofereceu a Brasil Ride Bonito Sport. Nesse formato, os competidores puderam escolher entre três opções de prova, projetadas para atender a todos os atletas: um percurso de 51 km, o TOUR com 15 km e a prova KIDS, onde as crianças percorreram aproximadamente 1 km no melhor estilo Brasil Ride.

Como foi a prova

DIA 1 – QUINTA-FEIRA – 1a ETAPA | PRÓLOGO | 07/09/2023

  • DISTÂNCIA:  23 Km
  • ALTIMETRIA: 280 m
  • LARGADA – PRAÇA DA LIBERDADE
  • CHEGADA E CONFRATERNIZAÇÃO – ESTRELA DO FORMOSO
Fabio Piva/Alemão Silva – Brasil Ride

O evento começou em um dia de calor intenso, o que tornou a competição ainda mais desafiadora para os participantes. As temperaturas altas foram uma característica marcante, tornando o percurso ainda mais difícil.

No primeiro dia, os competidores da modalidade Gravel largaram primeiro. Apesar de a distância ser relativamente curta, a prova foi intensa do início ao fim, com poucos momentos de descanso. Os 23 km de percurso, embora tenham apenas 280 metros de elevação, não mostram o quão desgastante foi essa etapa inicial. A emoção e a empolgação motivaram os atletas a buscar o melhor tempo.

Toda a dedicação nessa primeira etapa foi recompensada na chegada à Estrela do Formoso, um balneário situado às margens do Rio Formoso, a cerca de 16 km do centro da cidade.

Ao chegar à Estrela do Formoso, os atletas foram recebidos com um delicioso churrasco pantaneiro preparado com fogo de chão e carne de qualidade excepcional.

O balneário impressiona com suas águas incrivelmente cristalinas, onde diversas espécies de peixes nadam em meio a variadas plantas subaquáticas. O Rio Formoso oferece condições ideais para um banho refrescante e relaxante em suas águas, e durante a visita à Estrela do Formoso, aproveitar essa experiência única era imperdível. Posso afirmar que essas águas desempenharam um papel crucial na minha recuperação para a etapa seguinte.

Bonito tem tudo a ver com o espírito da Brasil Ride – o verdadeiro desafio não está só em vencer, mas no autoconhecimento, viver o esporte, superar os limites e chegar o mais próximo da natureza que se pode estar.

DIA 2 – SEXTA-FEIRA – 2a ETAPA | 08/09/2023

  • DISTÂNCIA: 61 km
  • ALTIMETRIA:  820 m
  • LARGADA – PRAÇA DA LIBERDADE
  • CHEGADA E CONFRATERNIZAÇÃO (ECO PARK PORTO DA ILHA)
Fabio Piva/Alemão Silva – Brasil Ride

No segundo dia, tivemos uma surpresa no clima. Uma chuva forte veio nos dar um alívio bem-vindo depois do calor intenso do dia anterior. Essa mudança de tempo tornou a corrida ainda mais emocionante, testando nossa resistência. O que parecia ser um problema no início, a chuva, se transformou em uma bênção quando o sol apareceu novamente.

A corrida continuou a todo vapor, um detalhe interessante sobre Bonito. Apesar de não ter grandes montanhas, a região tem uma característica chamada “falso plano”, um tipo de relevo que mesmo que pareça tranquilo acaba exigindo muita energia para manter uma boa média. Nesse dia, a lama se tornou um desafio adicional devido à chuva. Muitos de nós enfrentamos mais de 60 km com nossas correntes de bicicleta fazendo barulho, e alguns até tiveram quedas e pneus furados.

Apesar dos obstáculos, tivemos a recompensa de chegar ao Eco Park Porto da Ilha, anteriormente conhecido como Ilha do Padre. Este lugar de três hectares é uma área de preservação ambiental que oferece experiências incríveis para a família toda, cheias de emoção e segurança.

Lá, pudemos fazer diversos passeios aquáticos ao ar livre no Rio Formoso, onde vimos peixes, pássaros e belas cachoeiras com águas calmas e cristalinas. Todos esses passeios são amigáveis com o meio ambiente e proporcionam uma experiência completa de conexão com a natureza. O Eco Park Porto da Ilha tem opções de atividades emocionantes para que todos na família possam aproveitar ao máximo.

“Eu pirei aqui, é muito divertido, muito melhor do que eu imaginava. O final das etapas nos destinos turísticos é o maior diferencial, todo mundo confraternizando e se conectando numa natureza singular, Mato Grosso do Sul é a cara do gravel”,  disse Thais Catalani, campeã da categoria gravel.

DIA 3 – SÁBADO – 3a ETAPA | 09/09/2023

  • DISTÂNCIA: 51 km
  • ALTIMETRIA:  650 m
  • LARGADA – PRAÇA DA LIBERDADE
  • CHEGADA E CONFRATERNIZAÇÃO – PRAÇA DA LIBERDADE
Fabio Piva/Alemão Silva – Brasil Ride

No último dia do evento, o calor que havia marcado o início desapareceu por completo. O céu ficou nublado e as temperaturas ficaram bem mais amenas. A etapa desse dia consistiu em uma corrida de 50 km, que marcou o encerramento das provas por etapas e também incluiu a competição de um dia da Brasil Ride Bonito. Com o clima mais fresco, os competidores provavelmente se sentiram mais motivados e isso se traduziu em velocidades mais altas ao longo do percurso.

Conforme nos aproximávamos dos quilômetros finais, já sentíamos uma grande nostalgia em relação a essa prova única e especial. Ao cruzar a linha de chegada, nos despedimos com um sentimento de realização e compartilhamos histórias com outros atletas, principalmente com nossas famílias que estavam lá esperando por nós. Foi um momento especial de confraternização e celebração.

Participação da Comunidade Local

A cidade de Bonito abraçou calorosamente o evento, com hotéis e restaurantes completamente lotados durante todo o período. Os moradores locais também se envolveram ativamente, criando uma atmosfera acolhedora e receptiva para os visitantes. O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, expressou otimismo em relação ao potencial do evento para consolidar a cidade como um destino de ciclismo.

Fabio Piva/Alemão Silva – Brasil Ride

Todos os municípios ao longo da rota turística experimentarão um aumento significativo no número de turistas, com a expectativa de superar os anos anteriores. As regiões do Pantanal e Bonito oferecem uma ampla gama de opções para pessoas de todas as idades e gostos, incluindo balneários, grutas, trilhas, caminhadas, rapel, boia-cross, mergulho, flutuação, pesca, passeios de bote e chalana, contemplação da natureza, observação de aves, cavalgada, safari fotográfico, tirolesa, mirantes, escalada, arvorismo, quadriciclo, ciclismo e muito mais, além da deliciosa gastronomia local.

Apenas o evento Brasil Ride, em Bonito, deve atrair mais de três mil pessoas ao destino, incluindo atletas, familiares e equipes de apoio. De acordo com a Associação Bonitense de Hotelaria, os participantes da prova do ano passado optaram por chegar à cidade com suas famílias antes da competição para desfrutar dos passeios com tranquilidade, permanecendo por até quatro dias.

“Temos ótima expectativa de fluxo para o mês de setembro”, apontou Maria Aparecida Sanches, gerente do Hotel Marruá.

Apoio Governamental e Patrocinadores

Para Herculano Borges, diretor-presidente da Fundesporte, o Brasil Ride é um evento capaz de movimentar Bonito econômica e culturalmente, aquecendo o fluxo turístico e mostrando as belezas naturais da região.

O Brasil Ride Bonito 2023 contou com o apoio fundamental do governo estadual, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). A Brasil Ride Bonito tem os patrocínios da Prefeitura Municipal de Bonito, FundEsporte, Mitsubishi Motors, Continental Pneus, Shimano e Unidas – Aluguel de carros. Conta com os apoios de Full Gas, Garmin, Red Bull, HB, SPOT, Squirt e Thule. A organização é da Brasil Ride.

Visão para o Futuro

Os organizadores do evento, destacaram a fantástica estrutura de Bonito para receber turistas e eventos esportivos. Também expressaram entusiasmo pelo sucesso do evento e anunciaram que o Brasil Ride Bonito retornará nos próximos anos, prometendo ser ainda maior e melhor. Além disso, há planos de expandir o evento para uma competição de sete dias no formato de ultramaratona, tornando-se a maior prova das Américas.

O Brasil Ride Bonito 2023 foi muito mais do que uma competição de ciclismo. Foi uma celebração da natureza, do esporte e da comunidade. Com sua mistura única de desafio esportivo e beleza natural, o evento cativou tanto competidores quanto espectadores. Além disso, destacou o potencial do Mato Grosso do Sul como um destino de ciclismo de classe mundial. O Brasil Ride Bonito já é uma parte fundamental do calendário de ciclismo e promete continuar a crescer e inspirar ciclistas de todo o Brasil e além.

O Brasil Ride Bonito 2023 não foi apenas uma competição de ciclismo, mas uma celebração da natureza, esporte e comunidade.

Deixe um comentário