Skip to content Skip to footer

O que é o Rapha Festive 500 promovido pelo Strava

Há 12 anos ciclistas de todo mundo se juntam para o maior festival do ciclismo mundial, o Rapha Festive 500. O evento está de volta em 2022 incentivando todos a pedalarem 500 quilômetros em oito dias entre a véspera de Natal e a véspera de Ano Novo (24 a 31 de dezembro).

A celebração do Rapha Festive 500 se tornou uma tradição para os entusiastas do ciclismo, um verdadeiro rito de passagem onde todos os anos, novos e antigos seguidores pegam suas bicicletas e encaram longos percursos para se desafiarem a completar a sua jornada pessoal.

Se trata de um desafio pessoal, icônico, de autossuficiência onde o objetivo principal não é apenas correr atrás destes 500 quilômetros, mas curtir a jornada em si. Mais do que alcançar a linha de chegada o que fica é o senso de comunidade, motivação pessoal e alguns erros que podem ocorrer mas que fazem parte do que torna o desafio tão especial. É uma oportunidade de viver os dias festivos de uma forma um pouco diferente.

Como tudo começou?

O #Festive500 começou no sul da Inglaterra, mas nos 10 anos seguintes cresceu e se tornou um desafio global. A ideia por trás do Rapha Festive 500 começa em 2009, quando o então designer-chefe da marca, Graeme Raeburn, se desafiou a pedalar 1.000 quilômetros. Isso ele conseguiu, mas ao concluir percebeu que essa distância era cerca de duas vezes maior do que ele gostaria de percorrer. Como resultado, o Festive 500 nasceu.

O evento foi aberto ao público no ano seguinte já com a distância reduzida pela metade, para 500 quilômetros, nesse primeiro ano o  evento contava com a participação de apenas 84 ciclistas. Atualmente, dezenas de milhares de pessoas em todo o mundo participam, tanto pedalando nas ruas e estrada quanto nas trilhas ou até de casa.

Isso mesmo, desde o início da pandemia de coronavírus, o desafio também pode ser realizado virtualmente debaixo do seu próprio teto. Passar frio na bicicleta em dezembro é lamentável e desmotivador, para não dizer perigoso. O inverno severo no hemisfério norte também foi um fator importante para o desafio também se tornar virtual.

“Não se trata de uma prova de ciclismo, mas sim de uma jornada, um desafio pessoal, individual e intransferível. É sobre se preparar para o próximo ano, colocando as coisas no seu devido lugar.” Pablo Amorim.

Como participar?

Os participantes podem se juntar a milhares de outros ciclistas em todo o mundo e se inscrever no desafio por meio de sua conta Strava. Quando o desafio começa na véspera de Natal, os ciclistas registram suas corridas, observam os quilômetros aumentarem e ao final recebem a cobiçada medalha de finalização. Você pode fazer sua inscrição agora mesmo pelo site do Strava.

Prêmios para quem completar

Após a conclusão do Rapha Festive 500 todos os ciclistas que conseguiram completar o desafio ainda participam de um sorteio com a chance de ganhar uma bicicleta nova. Se trata de uma incrível bicicleta gravel modelo Open Up com grupo Campagnolo Ekar de 13 velocidades e rodas Levante. O modelo é avaliado em 5.500€ e uma das referências entre as bicicletas da modalidade.

Mas a Rapha também vai distribuir vários outros prêmios, incluindo material fornecido por marcas parceiras como Wahoo, Poc e Campagnolo. Os brindes devem ser entregues aos ciclistas que se destacarem nas redes sociais demonstrando o espirito Rapha Festive 500 durante os dias do desafio, com imagens, vídeos, fotos ou qualquer outro conteúdo que reflita o que significa participar deste desafio.

Mais informações

Clique aqui para obter mais informações sobre o evento no site oficial do Rapha.

Deixe um comentário