1. Cicloturismo

8 dos mais belos e famosos roteiros de bicicleta pelo mundo

O cicloturismo já ganhou adeptos em todo o mundo. Pudera: tem rotas para iniciantes, mais aventureiros, com diferentes níveis de dificuldade, planas, com ganho de elevação considerável e aquelas perfeitas para uma viagem em família. São caminhos diferentes, para distintos gostos e perfis de ciclistas, mas que mantêm uma característica em comum: passam por cenários espetaculares, que vão de regiões montanhosas a outras que percorrem rios e sequências de charmosos vilarejos.

Neste post, listamos oito dos mais belos e conhecidos roteiros de bicicleta do mundo. Vale lembrar que já fizemos um post sobre as principais rotas de cicloturismo no Brasil. Confira!

Avenue Verte, de Londres a Paris

Imagine percorrer charmosos vilarejos e belas paisagens interioranas da Inglaterra e da França em uma viagem de bicicleta que liga Londres a Paris? A Avenue Verte já é uma das rotas de cicloturismo mais famosas de toda a Europa, com 470 quilômetros de extensão e até uma travessia de ferry pelo Canal da Mancha. O caminho é bem estruturado, com opções de pousadas e restaurantes pelos vilarejos pelos quais a rota passa. Além das capitais inglesa e francesa, os destaques do caminho vão para paisagens das margens do Rio Oise e ao longo do Vale Epte.

Caminho de Santiago, Espanha

Caminho de Santiago é composto por várias rotas que levam até Santiago de Compostela, na Espanha. Um dos percursos mais conhecidos e percorridos pelos peregrinos é o Caminho Francês, com mais de 800 quilômetros de extensão – que podem ser feitos a pé ou de bicicleta. O trajeto é todo bem sinalizado, conta com belas cidades e vistas incríveis, opções de hospedagem e alimentação e representa um desafio pessoal e, por vezes espiritual, bastante intenso a praticamente todos os que realizam. Há subidas, descidas, terrenos com pedras soltas e também trechos pavimentados. Seja caminhando ou pedalando, é daquelas rotas que exigem um bom preparo!

Ciclovia do Danúbio, Alemanha e Áustria

A Ciclovia do Danúbio é uma das principais rotas de cicloturismo da Europa, passando pela Alemanha, Áustria e Hungria. O trajeto de mais de 2.800 quilômetros começa na cidade de Donaueschingen, onde o rio nasce, na região alemã da Floresta Negra, e depois segue o curso do rio passando pela Áustria e vários países do leste europeu, até chegar em sua foz, no Mar Negro. Um dos trechos mais procurados pelos cicloturistas é entre Passau, na Alemanha, e Viena, capital austríaca. São 320 quilômetros à margem do rio, passando por regiões vinícolas, cidadezinhas encantadoras e vistas que fazem deste percurso um dos mais bonitos da Europa.

Carretera Austral, Chile

Na América do Sul, uma das rotas mais belas e percorridas pelos ciclistas é a Carretera Austral, na Patagônia Chilena. São mais de 1.200 quilômetros entre Puerto Montt até Villa O´Higgings – um percurso que conta com paisagens andinas incríveis de vulcões, montanhas encobertas de neve, glaciares, lagos e rios, que devem ser atravessados de balsa. Parte do caminho é asfaltado, mas há ainda longos trechos não pavimentados. A melhor época do ano para curtir as paisagens da região sobre duas rodas é durante o verão no Hemisfério Sul, quando há mais opções de hospedagem e alimentação em funcionamento e as condições climáticas são mais agradáveis.

Ruta de Los Siete Lagos, Argentina

Um roteiro que, apesar do que o nome indica, passa por 11 lagos em uma belíssima região da Patagônia argentina. São apenas 108 quilômetros de extensão ligando a cidade Villa la Angostura (vizinha a Bariloche) a San Martín de los Andes, um percurso de dificuldade fácil a moderada, com várias opções de hospedagem e alimentação no caminho. As belas vistas podem tirar a atenção do ciclista e, nesta rota, é preciso estar bem atento, uma vez que as bicicletas andam muito próximas dos carros, na própria rodovia ou no acostamento.

Trilha do Colorado, Estados Unidos

A chamada Colorado Trail é sem dúvida uma das rotas mais longas e difíceis dos Estados Unidos. No entanto, há trechos bem amigáveis, que podem ser feitos inclusive por ciclistas iniciantes e famílias com crianças, como o trajeto próximo a Denver, que tem 10 quilômetros de extensão em estrada de cascalho, fechada para veículos. A trilha completa tem 782 quilômetros, começando no Waterton Canyon, em Denver, e terminando em Durango – um percurso que passa por montanhas, vales, lagos e exige muito esforço de quem pedala.

Otago Central Rail Trail, Nova Zelândia

Uma bela maneira de explorar algumas das paisagens mais bonitas da Ilha Sul da Nova Zelândia (e são muitas!) é fazendo o percurso de cicloturismo Otago Central Rail Trail. A ciclovia se estende por 150 quilômetros sobre uma antiga ferrovia de trem entre Middlemarch e Clyde. A rota é considerada ótima para iniciantes já que, além de curta, é plana e pode ser feita em cerca de cinco dias.

Comments to: 8 dos mais belos e famosos roteiros de bicicleta pelo mundo

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *