A corrida de longa distância provoca mais lesões do que pedalar mesmo quando ambos desportos são praticados na mesma intensidade. Segundo alguns estudos os corredores sofrem mais lesões nos músculos, dores e problemas inflamatórios do que os ciclistas, apesar de treinarem à mesma intensidade.
Os estudos analisaram a amostra de sangue de corredores e ciclistas entre os 19 a 45 anos que competiam regularmente em provas e que treinavam 2,5 horas por dia, três vezes por semana, a 70% do seu VO2 máximo – quantidade máxima que o corpo consome de oxigênio durante a prática de uma actividade física.
Os resultados mostraram que os ciclistas sofrem menos lesões, dores e problemas inflamatórios que os corredores. Isto porque, a corrida apresenta um movimento de contracção muscular nos membros inferiores maior do que pedalar.
Tanto os ciclistas quanto o corredores deveriam ser encorajados a incluir em seus treinos outra modalidade para aumentar o nível de perfomance.
Corrida
A corrida é um exercício que queima quase tanta gordura quanto o ciclismo, aumenta a resistência, exercita a cabeça e o lado neurológico, melhora o sono, deixa o coração mais resistente aumentando o fluxo sanguíneo nas coronárias (que irrigam o coração), estimula a capacidade de concentração do músculo cardíaco, aumenta a autoestima pois aumenta a ligação de receptores de endorfina e previne doenças pois eleva a produção de macrófagos (células que atacam bactérias e vírus). E, é claro, a corrida também deixa seus ossos mais fortes por conta do impacto com o solo que o ciclismo não faz.
Pedalar
Pedalar é uma ótima forma de condicionar o corpo. A musculatura mais exigida nos treinos na bike não são os mesmos de uma corrida, por isso, pode ser um ótimo treinamento regenerativo. Como não tem impacto, alivia as articulações – principalmente os joelhos. Por último, dá força aos membros inferiores e melhora o fôlego do atleta.
Resumindo
Se você já pedala, mas está procurando outros exercícios para complementar o seu desempenho físico e mental a corrida será um complementos perfeito e que te fará um bem inestimável, principalmente se você já esteja no ciclismo há algum tempo, outra vantagem é que não tem problema praticar essas duas atividades, desde que sejam feitas em horários diferentes. Por exemplo, a corrida de manhã e a pedalada à noite.
Clique aqui e leia uma dica de treino conciliando a corrida e o ciclismo.
1 Comentário
José Domingos Rodriguez
Muito bom o texto sobre correr e pedalar! Parabéns!