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Em Busca da Bicicleta Perfeita: A Specialized Chisel e Eu

Passo muito tempo testando bicicletas, e meus amigos do pedal sempre me veem em cima de um novo modelo. Não é puro consumismo, mas o desejo de testar algo novo, identificando qual é a bike mais divertida e versátil que podemos ter.

Entre essas bikes, uma se destacou ao longo dos anos: a Specialized Chisel. Eu e ela nos tornamos melhores amigos nos últimos anos. Já tive alguns modelos em mãos e gostei de muitos, mas a Chisel é a MTB que se destacou no meu coraçãozinho. Acessível, fácil de pedalar e ainda super capaz, a Specialized Chisel consegue tudo isso e muito mais e isso é uma combinação rara no mundo moderno das bicicletas. Neste artigo, quero explorar as razões pelas quais considero a Specialized Chisel a MTB ideal.

Seria a Specialized Chisel o ícone definitivo do MTB raíz?

As corridas de cross-country mudaram muito nos últimos anos, assim como as bikes que se propõem a conquistar esses novos recursos e pistas. A bicicleta precisa ser rápida para esforços intensos e resistente o suficiente para participar de eventos e passeios mais longos. A Specialized atendeu a ambos os requisitos criando a Epic HT, atualizando a geometria e deixando ela fiel ao pedigree das corridas. O 2020 a Specialized leva toda essa base de conhecimento para a Chisel incluindo toda as melhorias da Epic HT e sua consagrada geometria e também da Allez Sprint para construção de quadros.

A Specialized Chisel e eu temos uma longa história. Lembro bem de quando comprei minha primeira Chisel, com seus tubos de liga esculpidos ridiculamente finos, permitidos por uma nova e revolucionária junção de tubo ‘SmartWeld’ . Essa inovação, que foi inicialmente discutida com o especialista em design e Diretor de Pesquisa e Design Avançado da Specialized, Chris D’Alusio, revelou ser um pedaço genial de engenharia. As extremidades formadas, muito mais rígidas, basicamente impediam a flexão nas junções de solda, fazendo com que os quadros SmartWeld durem duas ou três vezes mais que os quadros de liga leve tradicionais. Isso tudo pode ser comprovado na bela bicicleta de estrada Allez.

Pontos-chave sobre esse modelo:

A Specialized Chisel é um exemplo impressionante de como os tubos de liga leve podem ser manipulados e formados em uma estrutura leve que flui e se curva de uma forma que estamos mais acostumados a ver na fibra de carbono.

  • Quadro:

O quadro da Chisel é feito de alumínio M5, que é leve e resistente. Ele é fabricado usando a técnica D’Aluisio Smartweld, que redistribui o material para áreas de maior estresse, aumentando a rigidez e a durabilidade.

  • Geometria:

A geometria da Chisel é projetada para XC, oferecendo uma posição de pilotagem que proporciona eficiência na pedalada e estabilidade em descidas técnicas.

  • Suspensão:

Geralmente, a Chisel vem equipada com um garfo de suspensão de 100mm de curso, ideal para trilhas de cross-country, oferecendo um bom equilíbrio entre absorção de impactos e eficiência de pedalada.

  • Componentes:

Dependendo da versão, a Chisel pode vir equipada com uma variedade de componentes de alta qualidade, como transmissões SRAM ou Shimano, freios a disco hidráulicos, e rodas resistentes e leves.

  • Peso:

Uma das principais vantagens da Chisel é seu peso reduzido, tornando-a uma excelente opção para ciclistas que procuram uma bicicleta ágil e responsiva para competições e treinos.

  • Custo-benefício:

A Chisel é frequentemente elogiada pelo seu bom custo-benefício, oferecendo características e desempenho de bicicletas mais caras por um preço mais acessível.

De acordo com a Specialized, o novo quadro Chisel chega a 1400g ou menos (incluindo o eixo passante) e é mais rígido que seu antecessor. Depois de quilômetros e quilômetros testando essas afirmações, tendemos a concordar. A Chisel é fabricada com o mesmo alumínio M5 da Allez – a primeira mountain bike Specialized a usar D’Aluisio Smartwelding.

Estruturalmente falando, a Specialized Chisel LTD é idêntica ao quadro usado nas bicicletas de produção. A mesma liga, a mesma geometria, o mesmo tudo. É simplesmente tratado com uma pintura elegante de edição limitada baseada em um dos quatro elementos. Aqui é mostrado o acabamento ‘Air’, que quase parece ter sido anodizado.

Anormal e Única

A Chisel não apenas se destacava visualmente em um mundo de hardtails XC dominados por quadros de carbono superdimensionados, mas também ofereceuma sensação de pilotagem completamente diferente. Enquanto a maioria dos hardtails XC buscava resultados de rigidez extrema, a Chisel se movia com fluidez e agilidade nas trilhas, superando muitas competidoras de carbono. Com um preço mais acessível, as bicicletas completas de liga leve como a Chisel permitiam uma montagem com peças de alta qualidade, criando uma bicicleta leve e eficiente.

O quadro Chisel Comp é limpo, as soldas estão arrumadas e a pintura é muito semelhante as bikes topo de linha da marca. O quadro em liga hidroformada emprega um roteamento de cabos interno elegante, com uma porta no lado da transmissão para mudanças e duas no lado sem transmissão para o freio traseiro e o canote telescópico.

Sobre a bike

O que mais me fascina na Chisel é sua acessibilidade como hardtail de corrida. Sua geometria não é apenas “esportiva” – é exatamente a mesma configuração dos modelos de elite da empresa, o que a torna um ponto de partida excelente para competições. A Specialized preparou esse modelo com toda a prontidão para corridas, sem comprometer em nada.

Na trilha, a Chisel se assemelha muito à Epic HT, mas seu tubo superior inclinado adiciona um toque mais descontraído. Vindo de uma hardtail de carbono, esperava sentir mais a diferença do quadro de liga, mas não foi o caso. O quadro é rígido, mas a parte traseira é confortável, com o fino canote de selim permanecendo, e os pneus volumosos de 2,3″ ajudando muito no conforto. É difícil acreditar que costumávamos enfrentar trilhas com pneus de 1,8″ e achávamos que era mais rápido e divertido, a verdade é que não era.

O Chisel se destaca em subidas e seções fluidas da trilha, onde há muita pedalada. O ângulo do tubo do selim de 74° é ideal em termos de potência e eficiência. Assim como a Epic HT, a Chisel se comporta como uma bicicleta de estrada em trilhas rápidas e suaves. Seu quadro é elegante e flui facilmente dentro e fora das curvas. Em seções íngremes e desafiadoras, você sente a rigidez do quadro e o controle fácil.

O que eu amo nesta bicicleta?

A minha Chisel foi um lembrete brilhante de que não é necessário seguir a multidão ou gastar muito dinheiro para se divertir na modalidade off-road. Mesmo o modelo básico da Chisel oferece excelente desempenho a um preço acessível, tornando-se uma escolha ideal para muitos ciclistas. Adoro a aparência limpa da bicicleta, uma MTB raíz. A pintura dá a sensação de ter sido meticulosamente aplicada à mão. Há um logotipo discretamente posicionado abaixo do tubo inferior, mas de lado, você não consegue ver nenhuma marca.

A aceleração é viciante e rápida, e o baixo peso é fantástico. Sendo uma hardtail, ela oferece a pura capacidade de resposta que as bicicletas com suspensão total, com sua complexidade de pivôs, rolamentos e articulações, só podem sonhar em alcançar.

No entanto, os dois atributos que mais me surpreenderam na Specialized Chisel foram o equilíbrio do seu manuseio e o conforto que ela proporciona, mesmo sem um amortecedor traseiro.

Embora seja muito responsiva, o uso de um ângulo de direção de 68° e um deslocamento do garfo de 44 mm proporcionam um temperamento mais calmo em comparação com as hardtails de corrida mais agressivas do passado. O guidão de 750 mm de largura oferece uma ampla plataforma frontal e isso faz uma enorme diferença em sua confiança nas descidas, ao mesmo tempo em que oferece mais espaço para manobras em curvas fechadas.

É claro que, por ser uma hardtail XC, há um limite para o que você pode esperar ao enfrentar trilhas muito mais difíceis. No entanto, estou sempre surpreso e impressionado com o desempenho consistente da Chisel em uma variedade de tipos de trilhas, graças aos bons ângulos, ao quadro bem trabalhado e às especificações cuidadosas das peças.

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