1. Artigos & Dicas

Entendendo melhor as Gravel Bikes!

As bicicletas Gravel Bikes, são essencialmente um cruzamento entre a Mountain Bike Hardtail e uma Bicicleta de Estrada. Elas são projetadas para serem mais rápidas que uma MTB e mais duráveis que sua Bicicleta de Estrada. Elas podem andar no asfalto, na lama e na maioria das superfícies.

Não é surpreendente descobrir que este novo conceito veio dos EUA. Nos Estados Unidos há milhares de quilômetros de pistas raramente utilizadas que existem predominantemente para ajudar os caminhões bombeiros a manobrar através das florestas, também conhecidas como fireroads, essas não requerem o uso de uma Mountain Bike Hardtail ou de uma Full Suspension por exemplo, porém, também não podem ser percorridas por uma Bicicleta de Estrada, daí surge a gravel.

Naturalmente, eles também são muito rápidos para serem totalmente apreciados em sua mountain bike. É por isso que a gravel é a solução perfeita.

A melhor coisa é que esta bicicleta pode atuar em qualquer superfície. Você só precisa de uma bicicleta para percorrer seu trajeto diário, seja um treinamento na estrada ou para se divertir na estrada de chão.

Vale ressaltar que a geometria é a principal diferença neste tipo de bicicleta. O headtube normalmente é mais alto tornando a experiência de direção mais relaxada do que uma Bicicleta de Estrada, mas menos responsiva do que uma MTB.

Você também notará que as bicicletas são geralmente um pouco mais longas que as bicicletas de estrada ou de montanha. Isto é para melhorar a estabilidade e o conforto em todas as superfícies. As gravel também têm freios a disco, pois proporcionam melhor resposta e mais confiança quando você está fora da estrada.

As estradas de chão, não necessitam o uso de uma MTB mas também não podem ser percorridas com uma Speed, daí surge a gravel.

Gravel bikes – Prós e contras

Nenhuma bicicleta é perfeita, o que significa que você precisa considerar os pontos positivos e os pontos negativos desse tipo de bicicleta antes de se comprometer a comprar uma. Abaixo, demos uma olhada nas vantagens e desvantagens de comprar uma gravel.

Prós: Vantagens da Gravel

Duas Bicicletas

Com uma gravel, você pode comprar pneus de estrada lisos e colocar em sua bike quando for pedalar na pista e ao mesmo tempo, pode também usar um pneu de trilha e pedalar tranquilamente. Você precisará apenas de uma bicicleta para cobrir todas as suas atividades habituais, o que lhe poupará dinheiro e reduzirá a quantidade de espaço necessário para armazenamento. Você pode ir a qualquer lugar com uma Gravel bike.

Aprimore sua técnica

Gravel bikes tem menos tecnologia embarcada que uma Mountain Bike, normalmente você não verá um drop-post ou suspensão em uma gravel. A ausência desses luxos que temos nas bikes mais mordernas, com certeza irá promover uma boa melhoria em sua técnica, te obrigando a entender, por exemplo, a importância da posição do corpo em relação à bike.

Simplicidade

As gravel são projetadas de forma simples e têm muito menos componentes que podem quebrar. Isso significa que você pode realmente subir na bike e simplesmente pedalar, aproveitando ao máximo o tempo disponível e reduzindo os custos que sempre aparecem de surpresa.

Contras: Desvantagens da Gravel

Mais devagar

Uma gravel bike é mais lenta na estrada em relação à uma Bicicleta de Estrada, embora não haja muita diferença no peso do quadro. A questão principal é a largura dos pneus, os pneus maiores das Gravel criam mais resistência e tornam a bike mais lenta.

Mas, o efeito é mínimo e sempre se pode instalar pneus mais finos em sua gravel. No entanto, a velocidade reduzida também se deve pois as Gravel Bikes, no geral, são mais pesadas do que as Bicicleta de Estrada.

Custo

É mais caro adquirir uma Gravel em comparação com uma bicicleta de Passeio, de Estrada ou MTB. É claro, você só precisará de uma bicicleta com uma gravel, mas é importante estar ciente da potencial diferença de custo. Isto é especialmente verdade se você estiver procurando por uma Gravel Bike mais leve, de carbono por exemplo.

Comments to: Entendendo melhor as Gravel Bikes!

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *