1. Artigos & Dicas
  2. Cicloturismo

10 países para viajar de bicicleta!

Este top 10 foi compilado utilizando dados recolhidos de 150 viajantes que completaram viagens épicas transcontinentais de bicicleta. Estes ciclistas foram convidados a listar os seus três países favoritos, juntamente com as razões por que o fizeram.

A forma como estes países foram listados é simples. Cada um dos 150 ciclistas votou três vezes. No final, 80 países diferentes obtiveram votos, o que é bastante interessante, pois demonstra como cada lugar tem algo de especial para oferecer pra quem o visita.

Por incrível que pareça, 18% de todos os ciclistas de longa distância votaram em um país em particular. Dúvido que você será capaz de adivinhar que país é este!

Fontes de dados:
Bicycle Touring Infográfico (2016)
Melhores Destinos Turísticos de Bicicleta e Blogs (2019)

Quirguistão (10°)

Chegando em 10° é o Quirguistão.

Este país da Ásia Central é exatamente tão exótico quanto parece, oferecendo campismo selvagem sob belos cenários montanhosos, junto com belíssimas estradas, sem tráfego e percorrendo rotas remotas de ciclismo através das montanhas do oeste do Himalaia.

As famílias quirguizes que você conhecerá serão excepcionalmente amigáveis, são um povo único, umas das últimas culturas nômades do mundo.

Palavras-chave: cultura robusta e rica, história da Rota da Seda, país mais belo, geografia deslumbrante, belas, montanhas do Himalaia, colinas gramíneas, exótico, desconhecido, interessante, remoto, entrincheirado na natureza, desafiador, sem tráfego, acampamento, pessoas, vibração, bem-vindo às yurts.

Chile (9°)

O Chile tem mais de 4000 km de extensão, o que lhe permite oferecer variações geográficas quase inacreditáveis, desde as paisagens lunares de alta altitude e lagos azuis cristalino do norte, até as florestas tropicais temperadas do sul, passando por campos com neve densa da Patagônia e picos irregulares do Parque Nacional Torres del Paine.

No Chile, você encontrará infinitas estradas de terra através de desertos secos, passando por lagos perfeitos, mais de 5000m de altura, e através de florestas de coníferas frescas, com grande disponibilidade de lugares para acampar.

Palavras-chave: outro mundo, surrealista, expansivo, passagens de montanha, montanhas nevadas, grandes céus, nuvens, pastores, vulcões de 6000m, regras da natureza, duro, acampamento, altitude, depósitos minerais, salinas, lagos azuis, deserto, acidentado, flamingos, alpacas, envolvidos em cavalgadas, estradas de cascalho, trilhas remotas, exigente, solidão, aventuras, pessoas, pouco tráfego, gratificante.

México (6°/1)

Com um sexto lugar empatado com dois outros países, o México é um país em desenvolvimento dotado de paisagens incríveis, uma história fascinante, uma cultura rica e uma cozinha mundialmente famosa. Você se encontrará pedalando por vastos desertos, através de montanhas escarpadas, em selvas sempre verdes, e ao longo de praias sem fim.

Saia dos trilhos batidos para descobrir os mexicanos mais amigáveis, incluindo grandes populações indígenas que falam línguas que você nem sabia que existiam. E não deixe de mergulhar nos vastos locais de ruínas antigas para imaginar como teria sido a vida como um maia ou asteca todos aqueles anos atrás.

Palavras-chave: desertos, montanhas, oceano, pouco povoado, não desenvolvido, acampamento, céu, natureza, montanhoso, selvas, desfiladeiros, praias, ruínas antigas, vida selvagem, pessoas, bondade, estradas tranquilas, comida, indígena, autêntico, barato, pouco tráfego

India (6°/2)

Cycling the Himalayas in India. Image: Rausgefahren.de

Não há lugar na Terra como a Índia.

Quando você chegar pela primeira vez, será um ataque aos seus sentidos, com cores vibrantes, os melhores e piores cheiros e buzinas barulhentas. As estradas acidentadas no norte montanhoso de tirar o fôlego são a zona popular para viajantes de bicicleta, lá você descobrirá estradas tranquilas, tribos nas montanhas, mosteiros no topo de penhascos e culturas tradicionais.

Para um verdadeiro desafio, verifique uma das estradas mais altas do mundo em Ladakh, que excede os 5000m de altitude.

Palavras-chave: Norte dos Himalaias, nordeste (Sikkim), noroeste, paisagens dramáticas, rochas coloridas, estradas tranquilas, mosteiros budistas, vales deslumbrantes, estradas de terra, arenito, rios, céu grande, cachoeiras, tribais, comida, cores, cheiros, burburinho, diversidade.

Austrália (6°/3)

Bike Touring Australia
Bike touring in Australia. Image: TBSPhotography.com

A Austrália é o sexto maior país do mundo em termos de massa terrestre, e é o lar de paisagens diferentes de um continente, juntamente com a cultura contínua mais antiga do mundo – os aborígines australianos. O centro vermelho carmesim oferece estradas de terra sem fim e horizontes abertos e um clima muito agradável. Rastreando pelas costas, você encontrará tudo desde as melhores praias do mundo, terreno alpino (completo com cobertura de neve), recifes de corais de tamanho colossal, florestas tropicais exuberantes e uma abundância de animais exóticos.

Há centenas de pequenas cidades históricas entre as cidades muito cosmopolitas; não deixe de passar pelos pubs e descobrir o povo australiano.

Palavras chave: longas cadeias de montanhas, paisagens, outback, floresta tropical, alpina, agricultura, pequenas cidades, belas, praias, cidades, vermelho, horizontes, grandes, vastas extensões de nada, vibrantes, trilhas coloridas carmesim, desafiadoras, senso de realização, trilhas sem fim, cangurus, solidão, clima, temperatura, liberdade;

Irã (5°)

Touring in Iran. Image: WorldBiking.info

O Irã é o país mais incompreendido do mundo, tanto cultural quanto geograficamente.

O povo iraniano não poderia ser mais diferente dos seus governos que o representam. Os iranianos vão esticar sua percepção do que significa ser gentil e aberto, e vão mostrar o quanto mais você pode dar e compartilhar em sua vida. Sendo um ciclista, será oferecida amizade, passeios pela cidade, comida e um lugar para ficar quase todos os dias, sem compromissos.

As paisagens também são muito mais do que um deserto – o Irã tem quatro estações, uma cadeia de montanhas com picos de mais de 5000 metros, florestas densas e uma abundância de vida selvagem. Misture-se na única cultura persa, e na longa e fascinante história, e não é difícil perceber por que o Irã é um dos favoritos para os viajantes.

Palavras-chave: incompreendidas, montanhas, belas, paisagens, natureza diversa, desertos, estonteantes, pessoas amigas do mundo, pessoas acolhedoras, de coração aberto, interessadas, generosas, prestativas, mais hospitaleiras, sítios antigos, arquitetura, baratas, música.

China (4°)

Bike Touring China

Touring from Qinghai to Gansu in China. Image: BrakingBoundaries.org

A China é um dos destinos mais polarizadores do mundo.

A cultura se sente estrangeira até mesmo para os mais viajados, portanto é o tipo de lugar que você precisa se abrir e aceitar a grandeza de desafios que ela lhe lançará. Ao percorrer as províncias, você estará descobrindo algumas pessoas extremamente curiosas que vivem em um país que opera de forma muito diferente do seu. Explore suas cidades históricas e a sua culinária única.

Se você se sentir incomodado com a ideia de lugares superlotados, 19 em cada 20 chineses vivem nas províncias orientais, o que deixa o resto do país surpreendentemente vazio com vastas áreas de natureza deslumbrante.

Palavras-chave: Yunnan, Sichuan, Oeste, Karakorum, selvas, Planalto Tibetano, deslumbrante, remoto, selvagem, cenário, céu profundo de índigo, lagos turquesa, desafio cultural, pessoas curiosas/niceiras, cidades antigas tradicionais, lanternas vermelhas, polarização, cultura tibetana, baixo tráfego, iaques, comida, vastas paisagens.

Tajiquistão (3°)

The beautiful Wakhan Corridor. Image: Israel Coifman

Entrando no número 3 está o Tajiquistão com sua famosa rota de ciclismo da Rodovia Pamir.

Apesar de ser uma super-estrada de ciclistas nos meses de verão, a rota ainda é áspera e vai testar você e seu equipamento. Passeie pelos trechos de montanha-russa da estrada, passando por tanques enferrujados e torres de vigia em ruínas paralelas às montanhas que são tão remotas que literalmente nunca foram exploradas.

Palavras-chave: Estrada Pamir, corredor Wakhan, bonito, remoto, desafiador, áspero, recompensador, paisagens de alta altitude, flores, tanques enferrujados, torres de vigia desmoronadas, rios turquesa, montanhas em constante mudança, de tirar o fôlego, outro mundo, terreno, semelhante à lua, silêncio, espaço, aventura, produtos frescos, acampamento, pessoas mais amáveis, pessoas mais curiosas, sem trânsito.

Estados Unidos da América (2°)

Bicycle Touring in Monument Valley. Image: KamranOnBike

Os Estados Unidos da América são o lar de uma rede diversificada de ambientes em constante mudança, tornando-o maduro para ser explorado em uma bicicleta. As paisagens incluem desde formações rochosas selvagens, passando por profundos desfiladeiros, vastas extensões desérticas e florestas virgens de madeira vermelha.

Se você prefere a solidão, há estradas de baixo tráfego suficientes para manter para si mesmo, mas se você se sente mais social, pode pegar rotas populares de bicicleta, como a costa do Pacífico, para se deparar com viajantes que pensam da mesma maneira. As melhores rotas de ciclismo foram mapeadas pela Adventure Cycling Association, que fornece informações sobre sua rede de turismo, que atualmente se estende por um espantoso percurso de 47.000 milhas.

Palavras-chave: Alasca, Costa do Pacífico, Grande Fenda, desfiladeiros, desertos, céus infinitos, ambientes em mudança, estradas florestais, vistas das montanhas, natureza selvagem, animais, florestas, formações rochosas, muitos ciclistas para encontrar, instalações, boas estradas, acampamento, silêncio, vasto.

Turquia (1°)

The amazing rock formations of Turkey. Image: Rausgefahren.de

O país votado como o favorito do ciclista de longa distância é a Turquia.

A Turquia é um destino de sonho que oferece o pacote completo, desde estradas tranquilas, até cidades idílicas, praias ensolaradas, paisagens diversas e uma ponte cultural muito interessante entre a Europa e a Ásia.

A Turquia tem uma longa e fascinante história, com antigas ruínas que datam de 12.000 anos, juntamente com comida barata e saborosa e um ótimo clima para andar de bicicleta, mesmo no inverno. A cereja no topo é o caloroso e acolhedor povo turco que oferece extrema gentileza aos viajantes de bicicleta, convidando-os a compartilhar um doce çai (chá), um jogo de gamão e talvez até mesmo um lugar para ficar.

A Turquia marca praticamente todos os prerequisitos de um país perfeito para pedalar. Como resultado, merece o lugar de destaque nesta lista.

Palavras-chave: Turquia Oriental, Istambul, Capadócia, Anatólia, Costa Sul, uma ponte cultural entre a Europa e a Ásia, pessoas calorosas/amistosas/ acolhedoras/hospitaleiras, gentileza extrema, convida ao chá, estradas intocadas, estradas tranquilas, vida em aldeias, cidades idílicas, poucos turistas, diversidade paisagística, mar turquesa, montanhas cobertas de neve, planícies de altitude elevada, cânions estreitos, desertos, acampamentos, sensação de aventura, frutas diretamente dos agricultores, comida deliciosa, baklava, clima, história, cultura interessante.

Comments to: 10 países para viajar de bicicleta!

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *